Empresas de tecnologia no Facebook: como aparecer no feed de notícias?

Empresas de tecnologia no Facebook: como aparecer no feed de notícias?

Já reparou que nem tudo que seus amigos (ou páginas que você segue) postam aparece no seu feed de notícias do Facebook? Isso acontece porque, devido a um grande fluxo de informação, a rede social teve de desenvolver um algorítimo para filtrar o que aparece para você. É preciso entendê-lo para se certificar de que o Facebook é a rede social certa para sua empresa de tecnologia.

Esse algorítimo chama-se EdgeRank, e funciona de maneira bastante próxima ao algorítimo responsável pelo rankeamento de buscas orgânicas no Google, o PageRank. O EdgeRank se baseia em três critérios fundamentais:

#1 Afinidade: o EdgeRank calcula com quais páginas o usuário do Facebook mais interage. Essa interação se dá por meio de visitas, mensagens, curtidas, compartilhamentos, comentários e até mesmo quando o usuário clica em uma foto para ampliá-la. Isso significa que a página tem algum valor para ele, fazendo com que sejam mostrados mais conteúdos dessa página.

#2 Relevância: somente os usuários que têm maior afinidade com a página visualizam o conteúdo. A partir daí, conforme essas pessoas vão interagindo com a publicação, comentando, compartilhando, curtindo ou clicando, ela começa a aparecer para outros usuários.

#3 Tempo: este é o critério mais óbvio e o menos complexo – conteúdos mais recentes têm prioridade sobre publicações antigas.


 

Sua empresa de tecnologia não deve, entretanto, culpar o Facebook por uma eventual baixa visualização de sua campanha de marketing de conteúdo nas redes sociais. Agora que você já conhece os critérios do EdgeRank, aproveite as dicas de como fazer bom proveito do algorítimo:

#1 Imagens, vídeos e gifs: eles são mais relevantes para o algorítimo do que textos ou links. Além disso, se destacam no feed de notícias, ocupando maior espaço, fazendo uso de cores e movimento (no caso dos vídeos). Isso aumenta  a possibilidade de interação, impulsionando sua relevância para os seus seguidores. Veja como a NeoGrid utilizou esse recurso:

exemplo imagem facebook conteudo

#2 Pergunte: uma das ferramentas que podem ser usadas para gerar interação com o internauta é fazer perguntas, pedir sua opinião sobre assunto, pedir para que interaja. Entretanto, é preciso cuidado para que isso não ocorra de maneira forçada, mas sim sutilmente. Não deixe que o usuário pense que sua empresa de tecnologia está implorando por atenção. A ContaAzul faz isso muito bem! Confira:

conta azul imagem conteudo

#3 Promova seu conteúdo: se quer garantir que suas publicações serão bem difundidas no Facebook, uma das alternativas é investir na sua distribuição. Os posts patrocinados são pagos, e dessa forma é possível fazer com que seu material chegue a mais pessoas. Um conteúdo de ótima qualidade irá gerar mais interação e melhorará até mesmo o seu desempenho em publicações orgânicas.

#4 Convide o usuário a assinar sua página: muitas empresas não sabem disso, mas há uma ferramenta no Facebook em que usuário assina a página e recebe seu conteúdo mesmo quando não estiver logado na rede social. Para isso, o administrador da página deve clicar em “Criar chamada de ação”, no canto direito inferior. Veja na figura abaixo:

motor de conteudo facebook edgerank

Depois, uma janela se abrirá. Ali, escolha a ação mais compatível com o perfil da sua empresa de tecnologia e insira um link que direcione o usuário até outra página onde ele fará cadastro na sua newsletter, rss, ou qualquer outro recurso à sua escolha.

motor de conteudo facebook ações

Sua empresa de tecnologia tem tudo para impulsionar seu desempenho com marketing de conteúdo nas redes sociais. Para isso, é preciso estar sempre atualizado sobre os critérios de rankeamento das empresas, mantendo a divulgação de um conteúdo relevante e qualificado.

 

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