É por isso que você desperdiça dinheiro em marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo

É por isso que você desperdiça dinheiro em marketing de conteúdo

21 de janeiro de 2019

Sabemos quanto trabalho é necessário para produzir um conteúdo de qualidade, mas nem sempre tudo que é feito traz o retorno esperado. É, então, o momento de avaliar o que está sendo feito de errado.

Seu time gasta tempo e energia produzindo conteúdo, você investe em software de Inbound, mas ainda assim o marketing de conteúdo não traz resultados? Está na hora de reavaliar o planejamento e as suas respectivas etapas.

Antes de toda a intenção de conseguir gerar leads com o conteúdo, é preciso entender que para um bom marketing de conteúdo, você precisa conhecer bem seu público para obter informações sobre suas dores, necessidades e objeções. Ok, talvez você até já saiba disso! E é dessa forma, você poderá produzir um conteúdo de qualidade que irá suprir o que o público deseja. Mas ainda existem outros processos que precisam ser levados em consideração.

Talvez a abordagem estratégica focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público definido. Com ele é possível gerenciar uma base de contatos que pode ser convertida em cliente. Acha que ainda não é isso? Vamos abordar aqui, 5 motivos que estão fazendo você perder seu dinheiro com o marketing de conteúdo:

  1. Abordagem narcisista 

A empresa escreve exclusivamente sobre tópicos e ideias importantes para a marca, a maioria deles sem pesquisa aprofundada da persona e palavras-chave relacionadas à mesma, ou seja, foca nas palavras-chave importantes para a empresa e ignora as necessidades do público-alvo. Muitas vezes, há pouca metodologia científica para identificar o que é importante para o público-alvo.

A Redbull, por exemplo, analisou o estilo de vida de seu público e identificou o que eles mais gostam, como atividades radicais e aventura. Com esses dados, a marca criou em seu site guias com conteúdo referente a surfe, bicicleta, entre outros. Ou seja, ao invés de criar conteúdo com o que é importante para a marca, a Redbull produziu que é interessante para seus clientes. O diferencial da empresa é que ela cria peças eficazes e inspirador, pois considera o conteúdo indispensável e o centro do negócio.

  1. Falta de abordagem com profundidade, mas em uma linguagem de mercado 

Muitos redatores e agências escrevem apenas o “básico” porque não têm conhecimento do assunto. Contratar uma empresa especializada é o diferencial para que o conhecimento técnico e o de negócio se transformem em uma comunicação clara, aprofundada no tema, porém, de forma leve e com muitos exemplos de aplicação prática.

Ao contratar os serviços de uma agência de marketing de conteúdo, você vai constatar que o preço da produção de conteúdo de qualidade é bastante acessível e o retorno do investimento em conteúdo é garantido. Como você vai distribuí-lo em plataformas variadas, seu conteúdo ganhará mais visibilidade e aumentará o engajamento dos clientes com a marca. Além disso, isso aumenta o tráfego de clientes potenciais nas redes sociais da empresa e as conversões.

Quando a abordagem é feita com profundidade, maiores são as possibilidades do conteúdo atingir o público-alvo e sua marca ser consolidada no mercado.  

  1. Achar que a palavra-chave é o mais importante

A maioria das companhias, às vezes, exagera na quantidade de uso da palavra-chave e pior: muitas vezes voltada apenas para a marca, não para as necessidades do mercado. É preciso equilíbrio para trabalhar palavras-chave relacionadas ao negócio associadas com as demandas do mercado. Não é tão simples fazê-lo, por isso, contar com especialistas é o melhor caminho para executar essa ação. 

A maioria das pessoas pensa que o conteúdo de qualidade é subjetivo, como o algoritmo do Google, que é observado e medido. Mas é preciso lembrar que é necessário pensar no que é relevante para o público-alvo e não para a marca. quando isso acontece, o cliente perde a oportunidade de atrair a atenção do leitor e entregar informação de valor. 

Aqui vamos dar um exemplo prático: um calendário de eventos que fizemos para a Conta Azul. Nesse caso, ajudamos o contador a localizar todos os eventos da sua área em um único lugar no site. Isso ajuda a valorizar a marca da empresa de maneira positiva.

  1. Criação de conteúdo específico sobre sua marca

É um dos erros que as empresas fazem com o marketing de conteúdo: criação de conteúdo especificamente sobre sua marca ou sobre seus produtos.

Isso acontece quando os profissionais de marketing acreditam que devem criar somente conteúdo que seja diretamente complementar ao que a empresa faz ou vende para obter retorno comercial de seu marketing de conteúdo. E por que isso não é uma boa ideia? Porque a área de vendas é importante, mas é apenas uma parte de um todo. Para que o conteúdo criado por sua empresa seja lido e compartilhado, é preciso sair na frente de novos prospects e manter os consumidores engajados.

  1. Aplicação de recurso insuficiente

Para ter conteúdo de qualidade que gere resultado é preciso investir em uma equipe de marketing de conteúdo ou em uma agência especializada nesse trabalho, que vai criar seu conteúdo.

Tenha sempre em mente que marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, pois leva tempo para o conteúdo mostrar resultado.  

Ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo faz uma grande diferença nos resultados de sua empresa. Um dos grandes benefícios de usar esse processo é que através dele sua empresa passa a gerar mais conversões ao longo do tempo.

Pesquisas mostram que companhias que criam conteúdo consistente têm, por exemplo, taxas de conversão em torno de seis vezes mais altas do que aquelas que não investem em marketing de conteúdo. Isso serve para mostrar que é necessário um grande investimento de tempo, dinheiro e recursos nas estratégias de marketing de conteúdo.

Além disso, publicar com frequência conteúdos consistentes e que sejam efetivos e envolventes pode ajudar a trazer mais tráfego para seu site ao longo do tempo. De acordo com a HubSpot, empresas que publicaram mais de 16 blog posts por mês tiveram quase 3,5 vezes mais tráfego do que aqueles que publicaram menos de quatro. Aquelas que publicaram mais de 401 blog posts tiveram mais de 3 vezes mais leads do que as que postaram entre 0 e 100 blog posts.

Confira alguns cases de empresas que investiram no marketing de conteúdo para alcançar os resultados desejados.

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