Dupla automação de marketing e CRM: como alavancar seu negócio?

Dupla automação de marketing e CRM: como alavancar seu negócio?

Tome cuidado para não confundir CRM e automação de marketing. Cada um tem seu papel e, quando juntos, trazem muitos ganhos para seu negócio.

As soluções de CRM (Customer Relationship Management) são utilizadas para gerir a interação de sua empresa com seus clientes ou potenciais clientes. Com ela você organiza e sincroniza seus processos de negócio relacionados a vendas, marketing e serviços, visando ganhar novos clientes, fidelizar os clientes atuais e até recuperar clientes perdidos.

É com o CRM que sua empresa monitora sua área de vendas, o desempenho de seus vendedores, o batimento ou não das metas e todo o gerenciamento da rotina desta área, certo? Também é no CRM que as áreas de marketing devem colocar as informações sobre a geração e a qualificação de leads.

Já vimos vimos aqui no blog o papel da automação de marketing aliada ao marketing de conteúdo e a nutrição de leads, assim como os benefícios diretos para o resultado de sua empresa.  Mas, tome cuidado para não confundir CRM com o processo de automação de marketing.

Enviar emails por meio do CRM, cria trabalho para a área de vendas, mas não traz o resultado que sua empresa espera. Sabe por que? Porque as soluções de CRM são realmente boas no que diz respeito a pipeline de vendas, previsões de números, distribuição de contatos e até suporte aos clientes. No entanto falta profundidade e eficiência na nutrição e na qualificação de leads, o que compromete a taxa de conversão dos negócios.

É aqui que a automação de marketing e o CRM trabalham juntos. Uma solução de automação deve prover informações ao seu CRM, com leads já qualificados, com priorização e classificação destes leads, de acordo com seu potencial de compra. Os leads enviados ao CRM já devem estar prontos para fechar o negócio, no último estágio da jornada de compras.  

Quando sua empresa trabalha com estas duas soluções integradas, os resultados são notórios:

  • Esta integração mantém os dados sempre atualizados e aumenta a eficiência na entrada das informações, pois os cadastros dos leads são realizados por eles mesmos, por meio de seu site. Para o cliente também há evolução, pois a área de vendas só realiza o contato quando o processo de automação disser que este lead está devidamente maduro para uma abordagem.
  • A produtividade em vendas de sua empresa também aumenta. Pela automação de suas campanhas de nutrição, o vendedor pode priorizar seus contatos pelo nível de interesse e pela etapa da jornada de compras em que o lead se encontra. Isto também contribui para a redução do ciclo de compra como um todo. Ações de engajamento serão promovidas junto aos leads mais preparados para o fechamento do negócio.
  • A comunicação entre as áreas de Marketing e Vendas também tem grande evolução. Nem sempre é fácil fazer estas áreas compartilharem responsabilidades e resultados. Mas esta integração fomenta a colaboração entre elas, e com o trabalho conjunto, os resultados são potencializados.

Com planejamento e processos bem alinhados com sua estratégia de nutrição e marketing de conteúdo, aliados a dupla CRM e automação de marketing, sua empresa tem muito a ganhar. É mais produtividade, ações mais focadas, assertivas e mais resultados para todo mundo!

 

 

 

Veja Também:

Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados? Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital. Voc...
Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...
Infográfico: Caminhos do Marketing de Conteúdo nas empresas de TI Infográfico gratuito para você iniciar os caminhos do marketing de conteúdo de forma eficiente na sua empresa de tecnologia! Preparamos um conteúdo m...
Como fazer uso espetacular das palavras-chave no seu conteúdo? Veja como explorar o uso das keywords conscientemente no seu texto e ajudar o buscador a encontrar você na rede! Palavras Chaves Você produz cont...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz