Dupla automação de marketing e CRM: como alavancar seu negócio?

Dupla automação de marketing e CRM: como alavancar seu negócio?

Tome cuidado para não confundir CRM e automação de marketing. Cada um tem seu papel e, quando juntos, trazem muitos ganhos para seu negócio.

As soluções de CRM (Customer Relationship Management) são utilizadas para gerir a interação de sua empresa com seus clientes ou potenciais clientes. Com ela você organiza e sincroniza seus processos de negócio relacionados a vendas, marketing e serviços, visando ganhar novos clientes, fidelizar os clientes atuais e até recuperar clientes perdidos.

É com o CRM que sua empresa monitora sua área de vendas, o desempenho de seus vendedores, o batimento ou não das metas e todo o gerenciamento da rotina desta área, certo? Também é no CRM que as áreas de marketing devem colocar as informações sobre a geração e a qualificação de leads.

Já vimos vimos aqui no blog o papel da automação de marketing aliada ao marketing de conteúdo e a nutrição de leads, assim como os benefícios diretos para o resultado de sua empresa.  Mas, tome cuidado para não confundir CRM com o processo de automação de marketing.

Enviar emails por meio do CRM, cria trabalho para a área de vendas, mas não traz o resultado que sua empresa espera. Sabe por que? Porque as soluções de CRM são realmente boas no que diz respeito a pipeline de vendas, previsões de números, distribuição de contatos e até suporte aos clientes. No entanto falta profundidade e eficiência na nutrição e na qualificação de leads, o que compromete a taxa de conversão dos negócios.

É aqui que a automação de marketing e o CRM trabalham juntos. Uma solução de automação deve prover informações ao seu CRM, com leads já qualificados, com priorização e classificação destes leads, de acordo com seu potencial de compra. Os leads enviados ao CRM já devem estar prontos para fechar o negócio, no último estágio da jornada de compras.  

Quando sua empresa trabalha com estas duas soluções integradas, os resultados são notórios:

  • Esta integração mantém os dados sempre atualizados e aumenta a eficiência na entrada das informações, pois os cadastros dos leads são realizados por eles mesmos, por meio de seu site. Para o cliente também há evolução, pois a área de vendas só realiza o contato quando o processo de automação disser que este lead está devidamente maduro para uma abordagem.
  • A produtividade em vendas de sua empresa também aumenta. Pela automação de suas campanhas de nutrição, o vendedor pode priorizar seus contatos pelo nível de interesse e pela etapa da jornada de compras em que o lead se encontra. Isto também contribui para a redução do ciclo de compra como um todo. Ações de engajamento serão promovidas junto aos leads mais preparados para o fechamento do negócio.
  • A comunicação entre as áreas de Marketing e Vendas também tem grande evolução. Nem sempre é fácil fazer estas áreas compartilharem responsabilidades e resultados. Mas esta integração fomenta a colaboração entre elas, e com o trabalho conjunto, os resultados são potencializados.

Com planejamento e processos bem alinhados com sua estratégia de nutrição e marketing de conteúdo, aliados a dupla CRM e automação de marketing, sua empresa tem muito a ganhar. É mais produtividade, ações mais focadas, assertivas e mais resultados para todo mundo!

 

 

 

Veja Também:

O que é Growth Hacking e os seus resultados nos negócios Cada dia se torna mais necessário se manter competitivo no mercado e a melhor saída é buscar um diferencial competitivo para se destacar no meio dos s...
Modelo de Calendário Editorial gratuito para Marketing de Conteúdo O planejamento editorial é uma etapa muito importante para colocar em prática sua estratégia de marketing digital. Ela se baseia em conteúdo relevante...
Tudo o que você precisa saber sobre curadoria de conteúdo digital Curadoria de conteúdo digital ou criação de conteúdo original - Qual dessas duas estratégias vai me dar mais resultados? Essa é uma pergunta que m...
Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz