Diagnóstico Digital: como fortalecer suas estratégias de marketing

Diagnóstico Digital: como fortalecer suas estratégias de marketing

Não tem mais como negar: adotar uma boa estratégia de marketing digital é uma decisão que traz resultados benéficos para qualquer empresa, independente de seu porte ou área de atuação. De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado pela AMI Partners em parceria com a Intel Brasil, ao menos 59% das PMEs brasileiras já utilizam planos de comunicação digital; em empreendimentos de grande porte, esse número aumenta para 71%.

A eficácia desse tipo de estratégia evidente: ela visa atingir o público certo, na hora certa e nos canais certos. Porém, também não podemos dizer que é fácil obter êxito com comunicação digital — afinal, com tantos tipos de pessoas a atingir e com tantos meios disponíveis para utilizar, como garantir que o seu esforço traga resultados e não seja um desperdício de recursos? A resposta está no diagnóstico digital, e, neste texto, vamos te explicar exatamente o que é isso!

Não há cura sem diagnose

Quando você vai ao médico para tratar de alguma dor desconhecida, qual é a primeira coisa que a clínica faz? Um diagnóstico completo para descobrir o que você tem e qual é o tratamento mais adequado para o seu caso. Quando falamos de estratégias de marketing digital, o conceito é exatamente o mesmo: é preciso fazer um diagnóstico empresarial para descobrir quais são os seus pontos fracos e quais são as suas oportunidades.

Pare e pense em quantas redes sociais existem atualmente: em uma rápida análise, temos o Facebook, o Twitter, o Snapchat, o Instagram, o YouTube, o Vine e assim por diante. Temos ferramentas de transmissão ao vivo (o famoso live content, que por si só se subdivide em três categorias) e uma infinidade de opções de conteúdo publicitário (blogposts, ebooks, infográficos, white papers, apresentações).

Atirar para todos os lados nunca foi e nunca será uma boa ideia: apenas um diagnóstico estratégico poderá definir com exatidão quais canais, ferramentas e posturas são mais apropriadas para uma finalidade específica. Se um único remédio curasse todas as doenças do mundo, não haveria a necessidade de recorrermos a um centro médico, concorda?

Os princípios do diagnóstico digital

Para fazer um diagnóstico digital de uma empresa, é necessário estudar e encontrar as respostas para algumas perguntas essenciais que guiarão a sua estratégia de marketing digital. Por exemplo:

  • Objetivos: quais são as suas metas a curto, médio e longo prazo com uma estratégia de marketing digital? Conseguir seguidores em uma fanpage? Criar um mailing de respeito? Converter seu público já estabelecido em leads? Independente de qual seja o objetivo, é essencial tê-lo em mente e traçar uma rota bem definida e não desviar desse caminho no meio da jornada;
  • Primeiros passos: por onde vamos começar? Devo investir em voice search ou focar em um canal de vídeos é a melhor opção? Mais do que pensar no agora em um diagnóstico digital, é essencial projetar os próximos passos para a evolução da estratégia;
  • Quem e como: você realmente conhece o seu público? Quando falamos em estratégias de marketing digital, não podemos nos limitar a definir um público-alvo generalizado. Devemos definir o perfil exato e detalhado do consumidor ideal do produto ou serviço, sabendo, assim, qual é exatamente a linguagem a ser utilizada e canal a ser empregado.

É claro que esses são apenas alguns exemplos de questões a serem levantadas durante um diagnóstico empresarial — quanto mais detalhado ele for, mais pontos cegos cobrirá, sendo eficaz em garantir que a sua estratégia de marketing digital atinja os resultados esperados. Além disso, é essencial se planejar quanto a análise dos resultados: de nada adianta fazer um bom diagnóstico digital, montar um plano de comunicação elaborado e não conseguir mensurar seu retorno por falta das ferramentas adequadas.

Nesse quesito, também é útil usar Key Performance Indicators (KPIs ou Indicadores-Chave de Performance), que nada mais são do que métricas pré-definidas que visam mensurar o sucesso de processos internos. Existem diversos KPIs que podem ser usados em uma estratégia de marketing digital, como custo por lead, taxas de conversão e ticket-médio. Cabe à sua empresa definir os indicadores necessários para acompanhar o crescimento de seu plano de comunicação.

Especialistas em diagnóstico digital

Fazer um diagnóstico empresarial não é uma tarefa fácil, e, como falamos anteriormente, uma diagnose com falhas praticamente não tem utilidade alguma. Essa é uma análise complexa, que demandam pesquisas e diversas atividades para minimizar a incidência de erros e maximizar os resultados durante a execução de sua estratégia de marketing digital.

Por isso é tão importante contar com a ajuda de especialistas no assunto, que poderão auxiliá-lo durante todo esse processo, resultando em um diagnóstico digital bem elaborado. Conheça as soluções de consultoria em marketing digital da Motor de Conteúdo e entre em contato para saber como podemos ajudá-lo!

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