Conteúdo inteligente: sem ele não existe Inteligência Artificial

Conteúdo inteligente: sem ele não existe Inteligência Artificial

O futuro da Inteligência Artificial (IA) e sua relação com a utilização de conteúdos inteligentes são assuntos que chamam a atenção de muitos estudiosos e profissionais do mercado de Tecnologia. 

Afinal, quem não quer saber o que os robôs serão capazes de fazer amanhã? Segundo a consultoria Gartner, a Inteligência Artificial vai, até 2021, gerar US$ 2,9 trilhões em novas oportunidades de negócios, além de economizar 6,2 bilhões de horas em produtividade dos trabalhadores. A consultoria diz também que soluções baseadas em IA trarão mais eficiência ao criar insights que tornem única a experiência dos clientes, aumentando o engajamento, vendas, satisfação e fidelização.

Quer conhecer mais sobre a relação entre Inteligência Artificial e sua dependência de conteúdos inteligentes? Continue lendo esse post!

# Inteligência Artificial no SXSW 2018

O assunto desperta tanto a curiosidade que foi um dos temas do SXSW 2018, evento realizado nos Estados Unidos e o maior do mundo quando o assunto é inovação. A palestra “Watch your language: the future of AI depends on it”, (em português, “Veja como você fala: o futuro da IA depende disso”) foi proferida por Richard Socher, cientista-chefe da Salesforce e professor adjunto do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford.  

Nessa apresentação o especialista afirmou que a forma como se relaciona com IA ainda é muito rasa, isso porque ainda não há diversidade nas equipes de Tecnologia da Informação (TI) que trabalham com ela. E, enquanto de um lado falta profundidade, do outro a linguagem está em transformação e a inteligência artificial muda o tempo inteiro.

“Essa tecnologia precisa aprender com o ser humano e, por isso, é importante que o conhecimento não seja aplicado apenas a partir de um ponto de vista. Precisamos investir na diversidade das equipes de programação que trabalham com essa tecnologia. A pluralidade impacta na qualidade da IA pois produz interfaces com vários pontos de vista”, explica o cientista e professor.

#2- Conteúdo inteligente: sem ele a IA não é tão esperta assim

De acordo com Richard Socher é preciso pensar um modelo de IA que interaja com dados de maneira mais intuitiva, usando uma linguagem natural. O que acontece com frequência é que as soluções que aplicam esse tipo de tecnologia compreendem o vocabulário, mas nem sempre o contexto, o que acaba gerando respostas engessadas e impessoais.

Aí entra a importância da utilização do conteúdo inteligente. Uma construção que leve em conta processos como o Processamento de Linguagem Natural (em inglês NLP) com certeza sairá na frente. Essa ferramenta automatiza a forma de se comunicar de uma maneira bem parecida com o comportamento humano.

Mas, ao mesmo tempo que construir e colocar em prática essas respostas não é um ofício simples, sua aplicação é extremamente importante. Ela garante a facilidade no entendimento pelo usuário final, tendo como resultado a melhor experiência de utilização.

O fato é que o debate sobre a adoção do NLP e sua dependência do conteúdo inteligente atesta a urgência da adoção da Inteligência Artificial, aproximando as empresas dos clientes. No caso de chatbots, por exemplo, com planejamento e pesquisa as marcas estão conseguindo utilizá-los como parte da sua estratégia para aumentar o engajamento. Esse tipo de ferramenta é uma tendência na comunicação online, uma vez que consegue alcançar em escala os consumidores.

Para as empresas isso significa desafogar as centrais de atendimento, que podem focar em tarefas de maior valor agregado. Os chatbots também trazem mais proximidade com o cliente, diminuem custos operacionais e deixam os processos mais rápidos, acessíveis e práticos.

E em um futuro próximo eles farão ainda mais parte do cotidiano de todos. Segundo o Gartner os chatbots  serão responsáveis por 85% de todos os atendimentos aos clientes. Melhorar a experiência do consumidor utilizando a tecnologia certa e geração de conteúdos assertivos como aliados permite ganhos para todos os envolvidos no atendimento.

#3- A relação entre Inteligência Artificial e transformação digital

É impossível pensar em IA sem relacioná-la ao movimento de transformação digital. Quando integrada à Internet das Coisas (IoT) e ao Big Data, essa primeira tecnologia é capaz de captar informações e comandos para acrescentar novos conhecimento. É o mecanismo de machine learning entrando em ação, com um potencial de aprendizagem parecido com o do cérebro humano.

“Os avanços estão ocorrendo rapidamente e o potencial de evolução é exponencial. Ninguém esperava uma rapidez tão grande. A curva de aprendizado está melhorando dramaticamente e temos que nos assegurar que o avanço da inteligência digital seja simbiótico com a humanidade” explicou Elon Musk, empresário que fundou a Tesla e a SpaceX, durante a participação de uma sessão de perguntas e respostas ocorrida durante o SXSW.

#4- Sua empresa está preparada para o futuro?

A pesquisa que abriu esse texto revela os ganhos da utilização da IA. E, se sua empresa está perdida na construção de ferramentas inteligentes que utilizem a tecnologia NLP, você está ficando para trás!

Como será estabelecido o relacionamento? Quais serão os tipos de mensagens adotadas? Esses são exemplos de perguntas que precisam ser feitas para gerar um conteúdo inteligente assertivo.

O fundamental é garantir uma boa experiência de interação. E a comunicação automatizada vai muito além da tecnologia usada como canal de comunicação. E caso sua empresa queira adotar uma ferramenta que utilize Inteligência Artificial, mas não tenha expertise para construir uma estratégia voltada para conteúdo o aconselhável é encontrar um parceiro que se responsabilize por esse desenvolvimento.

Quer conhecer mais tendências do mundo da Tecnologia da Informação? Continue lendo o Nosso blog!

Veja Também:

Como produzir conteúdo inteligente e especializado? Produzir conteúdo para a internet é um trabalho que exige tempo, foco e dedicação. Embora a elaboração de conteúdo inteligente nem sempre seja uma tar...
Atendimento humanizado usando ChatBot e o conteúdo inteligente Tecnologias que transformaram as interações sociais são também as que beneficiam os negócios com automações para trazer relevância a um custo muito me...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz