COMO O STORYTELLING PODE AGREGAR VALOR AO CONTEÚDO DE TECNOLOGIA?

COMO O STORYTELLING PODE AGREGAR VALOR AO CONTEÚDO DE TECNOLOGIA?

O pesquisador americano Paul Zak é considerado um dos fundadores da neuroeconomia e, ao longo de 10 anos de estudo, identificou que nenhuma decisão de que tomamos é 100% racional, mesmo que seja possível explicar racionalmente os motivos escolhidos. Isso significa que tornar o conteúdo envolvente, utilizando técnicas específicas, é fundamental para gerar um conteúdo impactante que influencie na tomada de decisão.

 marketing de conteúdo, post, story telling, leads,, relacionamento, históriaO storytelling é um processo de comunicação no qual é possível envolver as pessoas, captar sua atenção e gerar proximidade por meio de histórias que despertam a emoção. Para tanto, você deve utilizar técnicas específicas na criação de um roteiro empolgante, como a Jornada do Heroi (modelo de roteiro muito utilizado pela dramaturgia para relatar a transformação do homem comum em heroi).

Para desenvolver um roteiro de sucesso no marketing de conteúdo é preciso respeitar uma estrutura sequencial de ideias e ações. Vamos apresentar um modelo de estrutura para que, ao terminar de ler, você já possa colocar em prática seus conhecimentos.

 

#Passo 1: Desperte a audiência

Estabeleça o cenário e crie os personagens da sua história. Quanto mais detalhado melhor! Ajude sua audiência a entrar na história junto com você, percebendo todos os aspectos envolvidos na trama: o tempo, o espaço e as motivações de cada envolvido.

#Passo 2: Mostre o conflito

Apresente as dificuldades dos personagens, contando quais são os obstáculos que serão enfrentados durante a narrativa, de modo que a audiência consiga se identificar com os problemas existentes, criando conexão com os personagens.

#Passo 3: Apresente a solução

Hora da virada: mostre como os envolvidos na história chegaram a uma solução. Aspectos como persistência, coragem e determinação em busca de um objetivo são muito importantes. Apoio recebido e instruções de um “mentor” também temperam essa passagem.

#Passo 4: Elabore o desfecho  

Retome os pontos principais, sinalize brevemente como foi possível vencer os obstáculos (que podem ser os mesmos enfrentados pela sua audiência) e mostre como conseguir o mesmo sucesso. Termine sua história com um chamado à ação.

Seguindo esses passos para criar um roteiro que prenda a atenção e emocione a audiência, as empresas de tecnologia certamente conseguirão uma empatia maior com o público. Assim, o marketing de conteúdo pode acompanhar a jornada de compras de forma leve e educativa entregando para o time de vendas um lead qualificado e informado.

Quer ver como a técnica de storytelling funciona na prática para as empresas de tecnologia? Clique aqui!

Veja Também:

Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados? Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital. Voc...
OKR: o que é e como aplicar – tudo que você precisa saber Acelerar o crescimento da empresa é o sonho de todo empreendedor. Por isso, de tempos em tempos, novas tendências vão surgindo para ajudar nessa taref...
O marketing de conteúdo como aliado dos projetos de TI Como engajar toda a empresa, e fazer quem não é da área de Tecnologia da Informação entender a importância dos projetos de TI? Essa é a dificuldade de...
Marketing de Conteúdo: é melhor fazer interna ou externamente? O que é mais vantajoso, montar um time interno, ou contratar exteriormente? A resposta para essa questão depende da realidade da sua empresa e alguns ...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz