COMO O STORYTELLING PODE AGREGAR VALOR AO CONTEÚDO DE TECNOLOGIA?

COMO O STORYTELLING PODE AGREGAR VALOR AO CONTEÚDO DE TECNOLOGIA?

O pesquisador americano Paul Zak é considerado um dos fundadores da neuroeconomia e, ao longo de 10 anos de estudo, identificou que nenhuma decisão de que tomamos é 100% racional, mesmo que seja possível explicar racionalmente os motivos escolhidos. Isso significa que tornar o conteúdo envolvente, utilizando técnicas específicas, é fundamental para gerar um conteúdo impactante que influencie na tomada de decisão.

 marketing de conteúdo, post, story telling, leads,, relacionamento, históriaO storytelling é um processo de comunicação no qual é possível envolver as pessoas, captar sua atenção e gerar proximidade por meio de histórias que despertam a emoção. Para tanto, você deve utilizar técnicas específicas na criação de um roteiro empolgante, como a Jornada do Heroi (modelo de roteiro muito utilizado pela dramaturgia para relatar a transformação do homem comum em heroi).

Para desenvolver um roteiro de sucesso no marketing de conteúdo é preciso respeitar uma estrutura sequencial de ideias e ações. Vamos apresentar um modelo de estrutura para que, ao terminar de ler, você já possa colocar em prática seus conhecimentos.

 

#Passo 1: Desperte a audiência

Estabeleça o cenário e crie os personagens da sua história. Quanto mais detalhado melhor! Ajude sua audiência a entrar na história junto com você, percebendo todos os aspectos envolvidos na trama: o tempo, o espaço e as motivações de cada envolvido.

#Passo 2: Mostre o conflito

Apresente as dificuldades dos personagens, contando quais são os obstáculos que serão enfrentados durante a narrativa, de modo que a audiência consiga se identificar com os problemas existentes, criando conexão com os personagens.

#Passo 3: Apresente a solução

Hora da virada: mostre como os envolvidos na história chegaram a uma solução. Aspectos como persistência, coragem e determinação em busca de um objetivo são muito importantes. Apoio recebido e instruções de um “mentor” também temperam essa passagem.

#Passo 4: Elabore o desfecho  

Retome os pontos principais, sinalize brevemente como foi possível vencer os obstáculos (que podem ser os mesmos enfrentados pela sua audiência) e mostre como conseguir o mesmo sucesso. Termine sua história com um chamado à ação.

Seguindo esses passos para criar um roteiro que prenda a atenção e emocione a audiência, as empresas de tecnologia certamente conseguirão uma empatia maior com o público. Assim, o marketing de conteúdo pode acompanhar a jornada de compras de forma leve e educativa entregando para o time de vendas um lead qualificado e informado.

Quer ver como a técnica de storytelling funciona na prática para as empresas de tecnologia? Clique aqui!

Veja Também:

O que é Growth Hacking e os seus resultados nos negócios Cada dia se torna mais necessário se manter competitivo no mercado e a melhor saída é buscar um diferencial competitivo para se destacar no meio dos s...
Dupla automação de marketing e CRM: como alavancar seu negócio? Tome cuidado para não confundir CRM e automação de marketing. Cada um tem seu papel e, quando juntos, trazem muitos ganhos para seu negócio. As solu...
Modelo de Calendário Editorial gratuito para Marketing de Conteúdo O planejamento editorial é uma etapa muito importante para colocar em prática sua estratégia de marketing digital. Ela se baseia em conteúdo relevante...
Tudo o que você precisa saber sobre curadoria de conteúdo digital Curadoria de conteúdo digital ou criação de conteúdo original - Qual dessas duas estratégias vai me dar mais resultados? Essa é uma pergunta que m...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz