COMO O STORYTELLING PODE AGREGAR VALOR AO CONTEÚDO DE TECNOLOGIA?

COMO O STORYTELLING PODE AGREGAR VALOR AO CONTEÚDO DE TECNOLOGIA?

O pesquisador americano Paul Zak é considerado um dos fundadores da neuroeconomia e, ao longo de 10 anos de estudo, identificou que nenhuma decisão de que tomamos é 100% racional, mesmo que seja possível explicar racionalmente os motivos escolhidos. Isso significa que tornar o conteúdo envolvente, utilizando técnicas específicas, é fundamental para gerar um conteúdo impactante que influencie na tomada de decisão.

 marketing de conteúdo, post, story telling, leads,, relacionamento, históriaO storytelling é um processo de comunicação no qual é possível envolver as pessoas, captar sua atenção e gerar proximidade por meio de histórias que despertam a emoção. Para tanto, você deve utilizar técnicas específicas na criação de um roteiro empolgante, como a Jornada do Heroi (modelo de roteiro muito utilizado pela dramaturgia para relatar a transformação do homem comum em heroi).

Para desenvolver um roteiro de sucesso no marketing de conteúdo é preciso respeitar uma estrutura sequencial de ideias e ações. Vamos apresentar um modelo de estrutura para que, ao terminar de ler, você já possa colocar em prática seus conhecimentos.

 

#Passo 1: Desperte a audiência

Estabeleça o cenário e crie os personagens da sua história. Quanto mais detalhado melhor! Ajude sua audiência a entrar na história junto com você, percebendo todos os aspectos envolvidos na trama: o tempo, o espaço e as motivações de cada envolvido.

#Passo 2: Mostre o conflito

Apresente as dificuldades dos personagens, contando quais são os obstáculos que serão enfrentados durante a narrativa, de modo que a audiência consiga se identificar com os problemas existentes, criando conexão com os personagens.

#Passo 3: Apresente a solução

Hora da virada: mostre como os envolvidos na história chegaram a uma solução. Aspectos como persistência, coragem e determinação em busca de um objetivo são muito importantes. Apoio recebido e instruções de um “mentor” também temperam essa passagem.

#Passo 4: Elabore o desfecho  

Retome os pontos principais, sinalize brevemente como foi possível vencer os obstáculos (que podem ser os mesmos enfrentados pela sua audiência) e mostre como conseguir o mesmo sucesso. Termine sua história com um chamado à ação.

Seguindo esses passos para criar um roteiro que prenda a atenção e emocione a audiência, as empresas de tecnologia certamente conseguirão uma empatia maior com o público. Assim, o marketing de conteúdo pode acompanhar a jornada de compras de forma leve e educativa entregando para o time de vendas um lead qualificado e informado.

Quer ver como a técnica de storytelling funciona na prática para as empresas de tecnologia? Clique aqui!

Veja Também:

Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...
Infográfico: Caminhos do Marketing de Conteúdo nas empresas de TI Infográfico gratuito para você iniciar os caminhos do marketing de conteúdo de forma eficiente na sua empresa de tecnologia! Preparamos um conteúdo m...
Como fazer uso espetacular das palavras-chave no seu conteúdo? Veja como explorar o uso das keywords conscientemente no seu texto e ajudar o buscador a encontrar você na rede! Palavras Chaves Você produz cont...
Os desafios de escrever sobre tecnologia no marketing de conteúdo Capacidade técnica, bagagem de conhecimento, atualização e sensibilidade formam um bom redator para o marketing de conteúdo da sua empresa de tecnolog...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz