Consultoria de marketing digital: o que analisar ao contratar uma?

Consultoria de marketing digital: o que analisar ao contratar uma?

A tecnologia mudou o perfil do marketing de tal forma que as descrições de trabalho, as expectativas e as responsabilidades dos gerentes de marketing atuais diferem muito daqueles de apenas alguns anos atrás

Já não é suficiente apenas emitir comunicados de imprensa e atualizar o site da empresa.

Os profissionais de marketing de hoje precisam ficar além de tendências e tecnologia. É necessário saber sobre mídias sociais, vídeos, conversões, análises e outros inúmeros procedimentos, como por exemplo, estar por dentro do público-alvo e seus concorrentes.

E quem não se vê confuso com tudo isso? Pouco tempo e tudo para fazer (muita coisa para aprender) e mensurar? Os ganhos são claros com a ajuda de profissionais (post 223), mas afinal, e no momento de tomar a decisão de contar com profissionais experientes, como fazê-lo?

Calma! Não precisa se preocupar. Graças às empresas de consultoria de marketing digital, isso agora é possível!

Contar com uma agência de consultoria de marketing digital se tornou a saída e nós vamos te ajudar a avaliar os pontos principais que devem ser levados em consideração ao contratar os serviços de consultoria de marketing digital. Assim, você não corre riscos de fechar serviço com quem não entende nada do seu negócio e mais: promete o que não é capaz de cumprir.

Vamos lá:

#1 Extensa experiência de SEO

Sucesso em marketing digital não diz respeito apenas em produzir bom conteúdo – vai muito além disso –  é necessário uma extensa experiência em SEO. Vamos explicar o porquê:

O ideal é que a agência de marketing digital possa avaliar o seu site e mídias sociais e lhe dar um parecer com recomendações significativas sobre como melhorá-los. Este é o caso, por exemplo, de recomendar um conjunto de técnicas para o crescimento do seu site, que envolve desde a arquitetura, conteúdo, até usabilidade e palavras-chaves relevantes para o seu negócio que sustentem o posicionamento da empresa.

A partir dessas técnicas, o site pode ter um crescimento significativo e ainda trazer novos clientes para a marca! É preciso lembrar que o Google trabalha com estratégias – e só o conhecimento em SEO pode proporcionar o conhecimento delas.

Pedir exemplos de outros clientes cujo resultados de SEO subiram sob a orientação do consultor de marketing digital também é um bom caminho para não errar na escolha.

#2 Habilidades de pesquisa

Como falamos acima, um consultor de marketing digital deve apresentar exemplo de trabalhos que deram certo e também levar para o cliente boas práticas em marketing digital. Por exemplo, o consultor pode auxiliar em estratégias que tragam bons resultados de ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca, como é o caso de consultar as palavras que estão ranqueadas no Google e como sua marca pode aproveitá-las para obter melhores resultados.

Mas, acima disso, um bom consultor deve oferecer-lhe exemplos recentes do que está funcionando no mercado, concorrentes, e palavras-chave, além de experiência com ferramentas modernas de teste e análise. Uma boa pergunta em uma entrevista com um potencial parceiro de marketing digital é: “o que você pode me dizer sobre os meus concorrentes que eu não conheço?”

#3 Conhecimento em marketing estratégico

Esse ponto precisa ser bem estudado ao contratar uma agência de marketing digital.

Muitas pessoas costumam analisar apenas, amostras de modelos de blogs, conteúdo em mídias sociais, e-mails e whitepapers. No entanto, o marketing estratégico não agrega apenas isso.

Segundo Kotler, professor de marketing internacional, o Planejamento Estratégico de Marketing é um plano que agrega diversas decisões específicas ao marketing a fim de criar uma vantagem competitiva para a empresa que a adota frente às outras empresas. Ou seja,  é uma análise, planejamento,  implementação e o controle de projetos formulados para propiciar trocas voluntárias de valores com o mercado-alvo, com o propósito de atingir objetivos operacionais concretos.

É preciso avaliar se a agência vai entregar seus serviços levando em conta o marketing estratégico, e não somente o plano operacional.

#4 Conhecimento do negócio do cliente

Ao contratar um profissional para fazer o marketing digital da sua empresa, obviamente você vai procurar alguém que tenha conhecimento no assunto, certo? Com uma agência de consultoria de marketing digital não é muito diferente. Vamos explicar o porquê:

Se a agência já possui clientes do segmento do cliente, é um sinal que já tem um conhecimento do negócio ou então se a metodologia de trabalho utilizada pela agência prevê imersões e entrevistas com os stakeholder internos e externos (executivos da empresa, parceiros e clientes da empresa).

Existem, também, muitas agências de consultoria de marketing digital que até não são especializadas na área, mas possuem profissionais altamente capacitados e valores rígidos quanto a se aprofundar no assunto do cliente e apresentar o diferencial do mercado. Por isso, o ideal é verificar se a agência tem conhecimento do negócio do cliente ou então que possa mostrar, de forma contundente, como obterá esse conhecimento.

#5 Posicionamento estratégico

Quantas empresas você vê por aí prestando apenas o serviço que lhes é proposto, mas sem estar envolvida com o crescimento do cliente? Isso, infelizmente, é uma prática comum – mas que pode ser observado logo de cara!

Poucas pessoas fazem isso, mas analisar o posicionamento estratégico da agência pode garantir o sucesso da sua marca. Isso porque poder contar com alguém que está preocupado com o crescimento da sua empresa e em implementar ações que estejam alinhadas com o atingimentos das metas do cliente é uma forma de elevar o padrão da sua marca e ter certeza que vai sempre se manter competitivo no mercado.

Afinal, não se trata apenas de entregar sites, conteúdos ou outras peças, mas de acompanhar e analisar todo o caminho que a empresa percorreu e para onde ela precisa ir.

Além desta lista básica de habilidades, há outros requisitos menos tangíveis, e também importantes. Por exemplo, quão acessível será o seu consultor? Você pode alcançá-lo rapidamente se houver uma emergência? A agência de consultoria de marketing digital pode apresentar-lhe indicadores de ROI claros que medirão o nível de sucesso da sua marca? O plano é flexível para ajustes caso seja necessário? Quanta transparência de informações sua empresa terá no processo?

Contratar uma agência de consultoria de marketing digital deve seguir requisitos rigorosos e a seleção feita com cuidado.

Afinal, à medida que a tecnologia alimenta a indústria, novas abordagens de marketing continuarão a ser desenvolvidas. Embora seja importante saber como aproveitar oportunidades específicas, contar com uma empresa de consultoria de marketing digital que possua as habilidades específicas que podem ser aplicadas para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos ainda pode ser o melhor caminho!

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