6 sinais que sua empresa precisa de coaching digital

6 sinais que sua empresa precisa de coaching digital

Coaching digital é decisivo na estratégia de conteúdo

Sua empresa sabe tudo sobre o mercado em que atua e é uma referência, inclusive sendo procurada para palestras, rodadas de discussões com o governo e outros stakeholders e até para entrevistas na mídia. Mas conhecer em profundidade o ramo de atividade não é o suficiente quando o assunto é marketing de conteúdo.

Você pode até argumentar: nosso blog tem bons textos e usamos sempre as redes sociais. A presença digital da empresa está garantida.

Mas escrever de maneira certa e concisa não é o suficiente. Na verdade, é apenas parte do processo. Desenvolver estratégias de conteúdo não é tão simples quanto se possa imaginar.

Como em qualquer outro projeto, é preciso ser levado a sério. Assim é necessário conhecer com profundidade os processos e metodologias para que os esforços sejam um sucesso.

Viu como realmente não é um trabalho fácil e que possa ser feito de qualquer maneira?

Conheça abaixo 6 problemas comuns na estratégia de conteúdo digital. Se sua empresa tiver algumas dessas dificuldades, talvez seja a hora de investir em um coaching digital!

#1 Escrever bem… Até que ponto?

Todos os conteúdos escritos, para você, são ótimos! Não há erros de grafia, a mensagem é sempre passada com clareza e de maneira concisa. Será?

Sua empresa é única. Mas a maneira como toda a comunicação do blog e das redes sociais é construída, não. São várias as pessoas que cuidam dos conteúdos e cada uma da sua maneira. Sim, eles podem ser bem escritos, mas não há uma padronização no tom de voz.

Enquanto um post trata o leitor por você, brinca e usa gifs, em outro a linguagem é super formal e dura, como em um jornal econômico. Como ele se sente ao ler todos esses conteúdos?

Perdido, é claro!

A comunicação precisa ter uma identidade muito bem definida. E o trabalho de coaching digital vai ajudar nessa importante tarefa.

#2 Não ter uma persona

O time de redatores escreve textos pensando no público-alvo dos seus produtos e serviços. Você acredita que assim vai atingi-los e as vendas aumentarão. Sentimos muito em dizer, mas esse conceito está errado.  

É muito importante ter em mente que persona e público-alvo são conceitos diferentes. Público-alvo é um grupo abrangente de pessoas, com algumas características, comportamentos e necessidades em comum. Já criar uma persona envolve a construção de um personagem fictício que personifique esse público, conhecendo com maior profundidade suas dores, particularidades e interesses.

A partir da assessoria de coaching de conteúdo será possível aprender mais sobre sua importância gerar materiais mais assertivos. E que sua falta impacta negativamente no resultado de suas ações.

#3 Falta de um planejamento editorial

Imagine que o diretor de Marketing e Comunicação te liga e começa a disparar as  seguintes perguntas:

  • Quando o próximo post será colocado no blog?
  • Aquele texto sobre o Dia dos Pais vai ficar pronto quando?
  • Pode por favor me mandar o link da postagem no Twitter sobre o lançamento do novo produto?
  • Já pediu para o design fazer a arte do infográfico que explica o funcionamento do novo serviço que será lançado mês que vem?

Você começa a tremer na base e se esforça para não transparecer o nervosismo na voz. Muito do que foi perguntado está atrasado. E fica difícil cobrar as outras partes pois não há data de entrega definida.

Se a estratégia contemplasse um planejamento editorial essas perguntas nem seriam feitas. Seu gestor teria acesso a esse documento e teria todas as respostas. Com o coaching digital você e seu time aprenderão a importância de prazos e periodicidade das publicações.  

#4 Ignorar as melhores práticas de SEO

O grande sonho do diretor Comercial da empresa é estar na primeira página do Google. Mas a realidade, infelizmente, é bem diferente. Sinto muito em dizer, mas grande parte da culpa é sua.

Ao escrever os textos do blog os redatores ignoram completamente as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Assim fica difícil, não é mesmo? Aplicar as técnicas corretas é um item importantíssimo para uma estratégia de inbound marketing. Significa ser mais efetivo e aumentar a presença digital da sua empresa.

O coaching digital, nesse caso, é mais que urgente! Ele terá como objetivo gerar resultados efetivos que melhorarão o posicionamento da empresa.

#5 Errar os canais de divulgação

Seu departamento investiu nos serviços de uma agência de marketing digital para desenvolver a persona da empresa.

Você sabe que ela é, por exemplo, um gestor de TI (Tecnologia da Informação) que tem como dor a dificuldade de impressionar o board da companhia, gosta de ler blogs de tendências de tecnologia de manhã e tem o hábito de ver o LinkedIn na hora do almoço. O Facebook é usado apenas para assuntos pessoais.

Mas sua estratégia atual contempla 3 inserções por dia no Facebook, LinkedIn apenas de vez em quando à noite e postagens no blog sobre produtos e serviços no final da tarde.

Percebeu como tudo está errado? Na prática, todo o dinheiro aplicado no estudo da persona foi simplesmente jogado fora. Durante o coaching de conteúdo, todo esse direcionamento será refeito.

#6 Não possuir jornadas e fluxos definidos

Os textos e outros conteúdos são apenas postados. Não há uma preocupação com a construção de uma jornada de compras. Um funil de vendas eficiente não é construído, não havendo a nutrição do lead.

Os fluxos também são totalmente ignorados. Afinal, como alimentar um futuro cliente se não há uma sucessão de temas que forme uma relação com os produtos e serviços que sua empresa oferece?

Continue a saber como um coaching digital pode transformar a maneira que sua empresa lida com as estratégias de marketing de conteúdo, leia o nosso blog!

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