CheckMate da Anitta para o marketing digital

CheckMate da Anitta para o marketing digital

A malandragem da poderosa: saiba como a Anitta dá show também no marketing digital!

Entre setembro e dezembro de 2017 a cantora Anitta deu um verdadeiro show de marketing digital com o projeto CheckMate e seu sucesso não passou batido mesmo! Se ela já vinha em uma crescente no país, sua projeção internacional corou o estrelato. E como sua agência de marketing digital pode se inspirar nesse fenômeno para crescer? É que que você vai saber neste post!

Em 2017 só deu ela!

Em sua curta trajetória, a cantora carioca já colocou em prática o que muitas empresas ainda estão “batendo cabeça” para conseguir: colocar o foco da estratégia no cliente e não no produto. Então, ao invés de se fechar meses em um estúdio trabalhando um álbum inteiro (produto), ela se dedicou a lançar conteúdos inéditos com a velocidade e variedade que o cliente deseja.

A divulgação aconteceu em parceria com grandes empresas como a rede varejista C&A, Johnson & Johson e a PepsiCo, além do canal Multishow, e também contou com ações offline, colocando peças de xadrez gigantes em vários estados do país como um teaser do lançamento.

A grande repercussão conquistada foi resultado de um projeto de marketing digital milimetricamente planejado para concretizar sua entrada no mercado norte americano. Com o foco na persona (a grosso modo o americano nativo e os latinos que lá vivem) e seguindo categoricamente uma jornada de compra, Anitta fez bonito e ainda arrebatou os fãs no Brasil.

Passo a passo do projeto CheckMate e sua relação com as agências de marketing digital

Ao se lançar na arena internacional a cantora inovou em seu mercado e colocou em prática um plano que consistia no lançamento de quatro conteúdos inéditos (uma música com clipe por mês) e cada um deles com um objetivo específico. Aqui ela seguiu as etapas da jornada de compra, bem como é feita no marketing de conteúdo, olha só a ordem dos lançamentos:

1. Will I see You (Aprendizado e descoberta)

Fonte: YouTube

A parceria com o produtor americano Poo Bear, que já trabalhou com artistas como Justin Bieber, Fifth Harmony e David Guetta, teve a função de apresentá-la ao público. Em uma versão mais “light” de si mesma, chegou pedindo licença, com uma faixa que tem um pouco de pop e bossa nova, com destaque para sua voz e a sensualidade das estrelas latinas. Aqui o objetivo não era estourar de vez, mas fazer uma primeira apresentação mesmo, para criar repertório e ir mostrando sua versatilidade (que no futuro poderá abrir portas para novos projetos).

2. Is that for me? (Reconhecimento do problema)

Fonte: YouTube

No segundo passo ela já começa mostrar a que veio. Em uma balada de pista feita em parceria com o aclamado DJ Alesso (sueco), com refrão bem grudento e gravada na Amazônia, ela mostra sua origem e, mais uma vez, sua versatilidade. Os figurinos do clipe são bem exuberantes e também geraram debates, colocando Anitta nas rodas de conversas por mais esse motivo.

3. Downtown (Consideração da solução)

Fonte: YouTube

A parceria com J. Balvin, colombiano que já tinha seu espaço consolidado na América, foi o ponto alto do projeto. Seguindo os passos do sucesso mundial “Despacito”, a levada latina colocou a música entre as 35 mais ouvidas no mundo, de acordo com o Spotify. Com Downtown Anitta foi parar nos telões da Times Square, em Nova Iorque. Um feito e tanto para uma brasileira do subúrbio, certo?

4. Vai Malandra (Decisão de compra)

Fonte: YouTube

E para dar um CheckMate, Vai Malandra uniu a pegada do trapp (um desdobramento do rap), com toques de hip hop e o tempero do funk carioca. Pela primeira vez usando o português na letra e sem retoques no corpo, ela deixa sua assinatura pessoal na obra. Nesse clipe aparecem parcerias com artistas brasileiros e estrangeiros, numa mistura que se tornou o melhor lançamento brasileiro na história do Youtube (7,8 milhões de visualizações em 10 horas). Recentemente, até o jornal francês Le Monde, que sequer estava na mira do projeto, se rendeu e afirmou “É a Beyoncé carioca”.

Durante o período de vigência do projeto, a artista se manteve relevante, mostrando versatilidade e alimentando seu público (nutrição de leads) com conteúdos novos, na velocidade e formato que a era do consumidor pede. Total alinhamento com as estratégias de marketing digital, não é mesmo?

Vale ainda destacar seu posicionamento. Seja em posts nas redes sociais, clipes ou em entrevistas, Anitta também acerta ao abraçar causas que estão em voga como o empoderamento feminino e LGBT, por exemplo. Com um storytelling bem amarrado, a forma como se comunica com os fãs gera empatia, alimenta o relacionamento e vai pavimentando seu caminho.

Como você pôde observar, as parcerias são pontos centrais e mais relevantes no sucesso dessa empreitada. Ela se cercou de empresas e artistas que agregam valor para sua marca em cada passo que deu. No marketing digital isso não é diferente, certo? Conteúdos produzidos e divulgados em parceria são benéficos para o público e para as empresas se manterem relevantes em seu âmbito de atuação.

Para Anitta e para a sua agência de marketing digital, as parcerias são catalisadoras do sucesso!

Resumindo: 6 lições de Anitta para agências de marketing digital:

  1. Objetivo definido
  2. Conhecimento da persona
  3. Planejamento
  4. Versatilidade e inovação
  5. Constância
  6. Parcerias estratégicas

Agora que você conheceu toda a estratégia em torno do projeto da Anitta no marketing digital, que tal implantar as lições aprendidas e fazer sua agência crescer? A Motor de Conteúdo trabalha fortemente o modelo de parceria com agências para oferecer o CheckMate que seu cliente tanto procura.

Vamos conversar?  

Foto de capa / Fonte: Central Brasil

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