Agências: não há espaço para fornecedor, apenas para parceiro

Agências: não há espaço para fornecedor, apenas para parceiro

Parceria entre agências de marketing e os clientes aumenta a confiança e a liberdade entre as partes.

Sua agência já percebeu que entregar o que o cliente pede não é suficiente, é preciso entregar mais, certo? Então como melhorar suas estratégias de marketing de conteúdo para atender às necessidades do cliente?  

Segundo a ABRADi e a Digitalks, estima-se que o Brasil já tenha por volta de 10 mil agências digitais. Para posicionar sua agência como uma parceira real, pare de pensar como um fornecedor. 

Marketing de conteúdo: 5 medidas estratégicas para mudar a forma como um cliente vê você e as capacidades de sua equipe

# Conheça os negócios dos seus clientes 

É importante que você saiba quem é seu cliente, qual é seu perfil, qual é seu negócio, o que você pode esperar dele e o que ele representa para sua empresa. Isso porque para poder oferecer serviços relevantes para ele, uma agência de marketing deve conhecer bem o negócio e a essência da marca. Assim, ela poderá estabelecer o tom das estratégias de comunicação. Personalização é uma das estratégias fundamentais para fidelizar o cliente.

Pergunte ao seu cliente, por exemplo, o que ele deseja, quais são seus hábitos na empresa, o que ele mais vende, quais são os elogios e reclamações mais frequentes dos consumidores de seus produtos ou serviços e quais resultados ele espera dessa nova parceria.

Essas são algumas maneiras de adquirir informações valiosas para sua atuação. Outra dica importante é conhecer o público-alvo que seu parceiro quer atrair. Identificar as necessidades ajudará a equipe de marketing de conteúdo a criar materiais que cheguem até os consumidores d produto ou serviço, com maior probabilidade de engajamento.

# Preocupe-se com o que o seu cliente se preocupa

Sabendo quem são seus clientes, é possível entender quais são as preocupações dele e assim poderá satisfazê-lo. De acordo com Philip Kotler, hoje o marketing está voltado para as mudanças de comportamento do consumidor, que não deve ser mais visto como um comprador, mas como um parceiro, uma pessoa com a qual se tem um relacionamento.

O cliente de hoje não hesita em procurar uma nova agência quando o relacionamento com a atual não está bom. Se não há uma relação de parceria e a empresa especializada em marketing de conteúdo não está atendendo às expectativas do cliente, por que continuar com esse relacionamento?   

Por isso, a agência que deseja fidelizar um cliente deve sempre fazer com que ele venha em primeiro lugar.

# Amplie as ofertas/serviços para o seu cliente sem precisar ampliar a agência

Para aumentar o ticket médio (valor total dos serviços/número de clientes atendidos) da sua agência sem precisar ampliá-la é necessário começar a agregar valor ampliando o portfólio de serviços para oferecer novas soluções. Conheça nosso modelo de parceria com agências.

Uma das saídas é oferecer soluções de Inbound Marketing. Por ser tão completa, essa metodologia permite que a agência de marketing ofereça frentes diferentes de marketing digital para o cliente, todas focadas em resultados relevantes para o mesmo.

Exemplo: se sua agência trabalha com marketing digital, ofereça também outras ações como criação de conteúdo e serviços de SEO, que possam ajudar a aumentar os resultados do cliente. As duas agências trabalham juntas e a comunicação é feita diretamente com os clientes.

# Seja transparente

Como ser transparente com seus clientes?

Em qualquer relacionamento, fatores como participação no processo, confiança e proximidade ajudam a construir uma relação duradoura. E é assim que também acontece nas relações entre agência e cliente.

É importante que ambos sejam transparentes e expliquem de forma clara o que esperam da parceria. Nesse momento, o cliente revela quais são suas expectativas e a agência deixa claro quais ela poderá ajudá-lo a alcançar, pois é preciso paciência para ver os resultados.

É importante que a transparência também continue no momento da apresentação dos resultados, que é quando serão feitos os ajustes das estratégias em andamento.

# Reconheça seus erros e proponha melhorias

Reconhecer seus erros e admiti-los é ser parceiro do cliente e demonstrar transparência. Pergunte ao cliente no que ele acha que você pode melhorar, mostre para ele que vocês são parceiros e que a opinião dele é importante para o bom funcionamento das estratégias de marketing digital da agência.

Qual a importância da parceria entre agência e cliente para o marketing de conteúdo?

A relação dessa parceria é de grande importância, pois a agência é a continuação da empresa. Quando os dois não têm um bom relacionamento, o cliente contrata o serviço e pensa que tem que impor suas vontades, sem pensar que a mesma tem sua estratégia e sabe como usar as informações da empresa para melhorar a percepção da marca. A prestadora do serviço então atende aos desejos do cliente e nenhum resultado é gerado.

O trabalho deve ser realizado por ambas as partes – contribuição do cliente e trabalho da agência  – para que, juntos, o sucesso seja alcançado. A agência, por mais especializada que ela seja, não trabalha sozinha.

A empresa de tecnologia Softplan, por exemplo, teve excelentes resultados ao adotar a estratégia de Inbound Marketing. Conseguiu um aumento de leads de 105%, seu site teve 336.000 visitas no ano – um aumento de 25% no tráfego do site. A empresa teve uma média de 12% de novos leads por mês.

Outro exemplo é a Omnie, que investiu em uma parceria com uma empresa de marketing de conteúdo para suprir suas necessidades. Essa união possibilitou à Omnie conhecimento sobre várias áreas, entre elas: calendário editorial, ferramentas para organizar e suportar o processo,  métodos de produção d conteúdo, diferentes formatos de conteúdo e estratégias e planejamento do conteúdo digital.

Quanto mais a agência e o cliente estiverem integrados, melhor será o resultado para o negócio e melhor será a confiança e a liberdade entre eles. Quer saber como isso é feito? Conheça duas agências que trabalham juntas para alcançar mais resultados para o cliente.

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