Tudo o que você precisa saber sobre curadoria de conteúdo digital

Tudo o que você precisa saber sobre curadoria de conteúdo digital

Curadoria de conteúdo digital ou criação de conteúdo original – Qual dessas duas estratégias vai me dar mais resultados?

Essa é uma pergunta que muitos profissionais de marketing fazem ao planejar sua estratégia de conteúdo digital. E você também já deve ter se questionado! Se isso aconteceu, ok! Não tem problema. É comum ter diversas dúvidas ao apostar em conteúdo online.

Para entender melhor vamos voltar ao início de tudo.

Durante anos, a criação de conteúdo digital foi apontada como o “santo graal” para o marketing de conteúdo. Desde ebooks e infografia à postagens de blog e apresentações, a ideia de que conteúdo era rei resultou em um boom de conteúdo original pela internet.

Mas com o tempo, alguns conteúdos começaram a fazer muito mais sucesso que outros. Talvez porque alguns profissionais tinham maior percepção e conseguiam ser criativos na hora de desenvolver um conteúdo de qualidade. Consequentemente, muitas empresas, atiçadas por abordar o mesmo assunto, começaram a reproduzir esses materiais em suas páginas, apenas citando a fonte.

Vai dizer que você nunca leu um conteúdo e refletiu: “Nossa, como não pensei nisso antes?”  É, isso é bem comum e não, você não está sozinho no mundo!

Veja os famosos “memes” (termo grego que significa imitação ou viralização), por exemplo. Se você está em alguma rede social certamente já se deparou com alguma imagem, vídeo, gif relacionado ao humor que se espalhou pela internet. Toda viralização começa quando uma página faz a publicação e tem bons resultados de interação. As outras páginas que fazem conteúdo semelhante rapidamente aproveitam e também reproduzem aquilo que fez sucesso. Afinal, não da pra ficar para trás, não é mesmo?

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De fato, essa estratégia até pode ser um bom caminho para quem deseja maior rankeamento no Google. E, vamos encarar, você é apenas uma pessoa. Quais são as chances de que você encontre um conteúdo valioso da cabeça todos os dias da semana?  A questão é que conteúdo não é meme e sua estratégia precisa ser diferenciada.

Essa ideia de replicar surgiu justamente por isso. Afinal, “o conteúdo é tão genial que eu preciso ter no meu blog”. Algumas empresas ainda optam pela prática da construção do conteúdo próprio, replicando parte do conteúdo de sucesso e usando na sua construção. Já outras, apenas utilizam o conteúdo de terceiros e inclui a fonte.

Em poucas palavras: utilizar conteúdo de terceiros ou replicar parte do conteúdo não basta. Pode até gerar um determinado número de acessos, mas será que realmente está impactando o público-alvo? Lembre-se: número de acessos nem sempre significa sucesso!


Se ainda não ficou claro, vamos te ajudar a entender melhor!

Afinal, o que é curadoria de conteúdo digital?

(Fonte: Bigstock)

A curadoria de conteúdo digital não é apenas o ato de encontrar um conteúdo e sair replicando nos seus canais. Seu objetivo vai muito – muito – além.

Curadoria de conteúdo digital é um processo que envolve ajustes, redação e edição, além de uma estratégia de divulgação de acordo com um público específico. Veja duas maneiras de fazê-la:

#1 Primeiro é o trabalho de adequar o assunto à voz da marca. Não é todo assunto que conversa com o seu público – isso precisa ser bem definido. Além do mais, o conteúdo também precisa se adequa ao canal em que ele será compartilhado.

#2 A segunda é trabalhar conteúdo com base em produções prontas. Você pode aproveitar um material já pronto com um novo conteúdo que siga a mesma linha. Isso de acordo com as estratégias da sua empresa.

Qual a diferença entre produção de conteúdo e curadoria de conteúdo digital?

Criação de conteúdo é o processo de criar seu próprio conteúdo a partir do zero e comercializá-lo para seus seguidores. Eles podem ser produzidos por meio de uma ideia sua ou com base em pesquisas na internet, mas ainda assim, é original.

Curadoria de conteúdo é o processo de reunir informações existentes, como blogs, postagens de mídia social ou ebooks relevantes para um tópico específico e compartilhá-lo com os seguidores da sua marca – de acordo com seu público-alvo.

Veja 3 motivos pelos quais você deve criar conteúdo e 3 motivos pelos quais você deve investir em curadoria de conteúdo digital!

Por que você deve criar conteúdo original

  • Ele gera leads – Se você está criando conteúdo como um ebook, whitepaper para atrair leitores, ele precisa ser original. Ao criar conteúdo original, você pode facilmente inserir imagens de marca, logotipos, links e, mais importante, os botões CTA (Call to Action).
  • O conteúdo é seu – Há uma linha tênue entre fazer curadoria e copiar, por isso é preciso cuidado. Além disso, se a informação contida no link da fonte estiver incorreta, você pode ser responsabilizado. Já o conteúdo original passa longe disso!
  • Drives Traffic – O Google gosta de conteúdo original. Uma nova postagem no blog é uma boa estratégia para manter o ranking do seu site altamente.

Por que você deve investir em curadoria de conteúdo digital

  • A curadoria constroi relacionamentos – A curadoria de conteúdo digital quebra o gelo e pode construir relacionamentos sólidos com influenciadores do mercado.
  • Para economizar tempo – Se você é um gerenciador de conteúdo  extremamente ocupado, então a curadoria é realmente uma solução. Mas, ela exige tanta atenção quanto a criação de conteúdo.
  • Para apresentar um amplo conhecimento – Sua marca não pode ser o especialista em tudo em seu nicho, mas com a curadoria de conteúdo, pode parecer que é. Ótimo, não é?

Você deve criar conteúdo ou fazer curadoria de conteúdo?   

Veja a tão comentada e venerada Netflix, por exemplo. A empresa é um ótimo exemplo da combinação perfeita de curadoria e criação. Aliás, eles fazem isso melhor do que qualquer um. A entidade tem seu relacionamento baseado tanto com o marketing de conteúdo quanto com as decisões orientadas por dados.

A Netflix alavanca a criação de conteúdo quando tem uma ideia e a converte em programação original.  House of Cards é um exemplo de ótimo de conteúdo criado pela Netflix. A empresa investe bilhões de dólares na criação de conteúdo original porque eles entendem o papel que desempenham na geração de novos assinantes.

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(Fonte: Flickr)

Já quando o assunto é curadoria de conteúdo, a empresa busca e licencia conteúdos excelentes desenvolvidos por outros estúdios de produção. Por exemplo, Hartswood Films, BBC Wales e WGBH-TV são os estúdios de produção atrás da série de sucesso Sherlock, mas qualquer um pode assistir se possui conta na Netflix. E, de novo, a empresa investe bilhões nesses contratos e acordos porque eles entendem a importância de dar acesso aos seus assinantes um ótimo conteúdo.

Do outro lado tem a curadoria automatizada e baseada em algoritmos que é frequentemente usada para criar uma solução “satisfatória” para os clientes. E esse não é só um ponto positivo da Netflix, o famoso Spotfy também adere a este formato. Eles utilizam algoritmos automatizados para personalizar a experiência do usuário.

A importância da curadoria de conteúdo digital

Há um benefício muito interessante da curadoria digital que, embora não seja o conteúdo original, é super válido. Fazer a curadoria significa que você fez o trabalho para seus leitores. É o processo de você recolher as melhores postagens para compartilhar com seu público – e, assim, de uma forma ou de outra poupar o tempo e energia deles.

Aqui estão alguns dos motivos que tornam a curadoria relevante:

#1 Expande fontes de conteúdo

Um dos melhores aspectos sobre a criação de conteúdo é que isso lhe dá uma exposição muito maior. Ou seja, a curadoria preenche as brechas nas ofertas de conteúdo. Isso permite mostrar a experiência em um meio específico.

#2 Defende você como um líder de pensamento

Ao fazer curadoria de conteúdo você pode compartilhar todo tipo de informações. A maneira como  são escolhidos os melhores conteúdos ajuda a marca se posicionar melhor no mercado.

#3 Oferece conteúdo além do cotidiano

Obter acesso a fontes mais amplas leva o seu negócio a fornecer informações mais detalhadas sobre diversos assuntos – que estejam dentro da sua proposta.

Curadoria de conteúdo digital como estratégia do seu marketing

(Fonte: Bigstock)

A curadoria de conteúdo digital aumenta sua qualidade de conteúdo com produções relevantes e ricas em valor. Além, claro, de reduzir a carga da sua equipe para manter o planejamento de conteúdo preenchido.

Isso também aumenta o engajamento do seu público com seu conteúdo, já que eles provavelmente vão confiar em você como um provedor de informações relevantes e informações de alta qualidade de diversas fontes.

A curadoria também pode servir como inspiração para novos conteúdos de sua própria produção. Oba! Isso quer dizer que essa estratégia permite acessos à informação, trazendo novos conhecimentos e percepções para um único lugar.

Como fazer a curadoria de conteúdo digital

A curadoria de conteúdo é o processo de descobrir, colecionar, adaptar e apresentar conteúdo digital da web em um formato significativo de uma forma que seja relevante para o público-alvo de uma empresa. Por “formato significativo”, queremos dizer adaptar às suas próprias opiniões, imagens e descrições.

Podemos encontrar inúmeras maneiras de fazer curadoria de conteúdo, influenciar o público e agilizar o processo. Vamos listar algumas das melhores práticas abaixo:

O início de tudo consiste no fato de você conhecer o público: é necessário ter uma visão clara e ser muito específicos sobre:

  • O tipo de público que você está tentando construir;
  • O segmento de clientes que você está tentando atrair;
  • O nível de compartilhamento de conteúdo que você deve envolver;

Como curador, você assume a responsabilidade de compartilhar outros conteúdos. Certo? Então, você precisa atuar como um funil para a fonte original do conteúdo. Isso representa um fator primordial na construção da confiança entre você e seu público. Com a melhor qualidade de conteúdo que você fornece, mais cliques você provavelmente irá obter.

Isso quer dizer que a qualidade é algo que pode diferenciá-lo como curador e promover outras recomendações.

Ferramentas para curadoria de conteúdo digital

Podemos dizer que descobrir conteúdo é relativamente uma parte fácil. Controlar tudo é que é o desafio. Por isso, vamos te ajudar a evitar spam de conteúdos, encontrar os que são realmente válidos para o seu trabalho e ainda te auxiliar no monitoramento – tudo de forma mais eficaz.

Confira 4 ferramentas para te ajudar a fazer a curadoria de conteúdo digital:

  • Flipboard: a ferramenta disponibiliza as últimas notícias relacionadas aos tópicos que você escolher. Pode ser vinculado às suas redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ ou Instagram e todas as atualizações serão visualizadas.
  • Paper.li: podemos dizer que esse é um dos melhores programa que recolhe as melhores publicações de nossos seguidores no Twitter, Facebook e outras redes sociais nas últimas 24 horas e faz uma espécie de diário.
  • Scoop.it: essa plataforma plataforma permite que você faça pesquisa de informação por meio palavras-chave diferentes. Dessa forma você seleciona o conteúdo e coloca em categorias que deseja.
  • Listly: a ferramenta tem como objetivo a criação de listas, como o nome já diz. O usuário pode construir listas de acordo com seus interesses.

Quando contar com um parceiro de conteúdo digital

Não é fácil ter todas as estratégias e ainda conseguir colocá-las em prática. Por isso, contar com um parceiro de conteúdo digital é a melhor saída. Um curador pode analisar os conteúdos publicados e definir de que forma programar as próximas publicações.

Nada melhor do que ter parceiros especializados que cuidem de tudo nos mínimos detalhes, não é mesmo? Pense bem…Dessa forma, você pode concentrar energias em outras atividades! A curadoria e a produção de conteúdo andam juntas, elas se complementam.

Agora você já sabe como funciona, porque aplicar a curadoria de conteúdo digital e como fazer isso. Você já possui estratégias de para ser bem sucedido? Fale conosco para entender melhor e de que forma podemos te ajudar nessa estratégia!

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