8 argumentos que provam que o Marketing de Conteúdo é a solução

Marketing de Conteúdo

8 argumentos que provam que o Marketing de Conteúdo é a solução

17 de março de 2016

Segundo o Content Marketing Institute, 93% das empresas B2B acreditam no marketing de conteúdo como melhor estratégia. Contudo, algumas empresas ainda hesitam e exercem certa resistência. Assim, convencer os diretores a investir em inbound marketing, às vezes, ainda é um grande desafio e exige uma argumentação consistente e muito bem embasada.

É comum que muitos diretores e empresários ainda enxerguem o setor de marketing como um gasto, não como o investimento que ele de fato é. Especialmente em tempos de instabilidade financeira, investir em algo inovador, como o marketing de conteúdo pode ser visto por alguns como uma excentricidade. Porém, isso acontece porque estes talvez não saibam dos benefícios que o inbound marketing pode trazer para sua empresa. Se você é um profissional de marketing em busca de soluções e bons argumentos para trazer o marketing de conteúdo à sua empresa, esse texto é para você.

#1 Atinge as pessoas certas: uma das peças fundamentais nas estratégias de marketing de conteúdo é a persona. Para que uma estratégia de inbound marketing seja bem sucedida, é essencial que se conheça o cliente. Não se trata de um conhecimento superficial, porém de um estudo detalhado e analítico sobre quem consome seu conteúdo, saber a idade do seu cliente ideal, seu cargo em sua empresa, seus interesses, rotina, formação, etc. Ao estudar a persona, entende-se quais são seus desafios profissionais e suas necessidades para atingir seus objetivos. Isso guiará sua empresa a produzir um conteúdo direcionado que atrairá o público e engajamento para seu blog.

#2 Otimiza seu posicionamento em sites de buscas: pouco adianta criar um conteúdo direcionado ao seu cliente ideal mas que não chegue até ele, não é mesmo? No inbound marketing é extremamente importante trabalhar com o SEO, impulsionando o posicionamento do seu conteúdo nos sites de busca de maneira orgânica. Afinal, diferente das mídias pagas, o marketing de conteúdo não visa interromper o usuário para ter visibilidade, mas sim ter seu conteúdo encontrado por ele em um momento de pesquisa.

#3 Abrange todo o processo de compra: desde o primeiro contato, até o momento da venda, o inbound marketing incorpora toda a jornada de compras. A começar pela produção do conteúdo, baseada nos interesses da sua persona, nutrição do lead, até o momento, por fim, da venda, produzindo em cada uma dessas etapas um material planejado de acordo com a maturidade e as necessidades da persona.

#4 Gera leads mais qualificados: desde o primeiro acesso, sua persona é contemplada com conteúdo relevante de acordo com a etapa na jornada de compras na qual ela se encontra. A maturidade do lead interfere na abordagem, no formato e na linguagem do material que a sua empresa oferecerá. Dessa forma, na última etapa da jornada de compras, tem-se um lead mais qualificado e consciente de seu negócio.

#5 Impulsiona o engajamento com sua persona: o inbound marketing, por não interromper a navegação da persona, tende a ser melhor recebido pelo leitor. A intenção é que seu conteúdo seja atrativo e não imposto. As pessoas interagem de formas diferentes de acordo com a abordagem. Por exemplo, quando um anúncio interrompe sua navegação, aparecendo na tela no momento em que o usuário buscava outra informação, o material tende a ser descartado. No entanto, a resposta do visitante é diferente quando, ao fazer uma busca na internet, encontra um conteúdo que o ajuda a resolver algum problema, ou soluciona uma dúvida. Este tipo de conteúdo certamente o fará voltar ao seu blog em outra oportunidade, não é mesmo?

#6 Valoriza a imagem da empresa: oferecendo um material de qualidade, além dos resultados em venda, a empresa se tornará também um referencial na sua área. Alimentar seu segmento com conteúdo valioso, também atrairá profissionais qualificados e gerará oportunidades de crescimento mútuo.

#7 É mais lucrativo: de acordo com a pesquisa O Estudo do Inbound Marketing no Brasil 2015, obter leads é 47% mais barato com inbound marketing. Além disso, 62% das empresas entrevistadas sinalizaram o fator econômico como determinante na escolha pela estratégia. Os meios de marketing tradicional consistiam em investir pesadas cifras em distribuição e exposição da marca para o maior número de pessoas possível, sem um direcionamento. Ou seja, atirava-se para todos os lados e nem sempre se atingia o público desejado. O marketing de conteúdo não busca comprar a atração dos clientes, mas sim atraí-los com conteúdo valioso e relevante.

#8 Mensuração mais precisa dos resultados: o inbound marketing também permite um acompanhamento mais exato dos resultados obtidos com a estratégia. Os resultados podem ser medidos por número de visitas no seu blog, abertura de e-mail marketing, interação nas redes sociais, taxa de rejeição- ou seja, porcentagem de visitantes que visitam seu site e saem rapidamente. Também pode-se mensurar a taxa de conversão: por exemplo, a quantidade de downloads que um ebook gera e o incremento da lista de contatos que dele resulta; ou na conversão de um contato em lead qualificado, quando o leitor sinaliza à sua empresa sobre um contato, ou uma visita.

Esse é um passo muito importante que vai além da produção e divulgação, nele é que se descobre se o trabalho tem tido sucesso, ou se é preciso adotar novas atitudes. Segundo a pesquisa Tendências Marketing de Conteúdo 2015, 65% dos profissionais de marketing  consideram suas campanhas de marketing de conteúdo bem-sucedidas. Destes, 82% medem seus resultados, enquanto somente 52% dos que consideram suas campanhas mal-sucedidas o fazem.

Nesse momento de medir os resultados, sua empresa verá o quão vantajoso pode ser investir no inbound marketing. Caso precise de um parceiro para auxiliar nessa caminhada, conte com a Motor de Conteúdo!

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