5 motivos e 5 dicas para reutilizar conteúdos

5 motivos e 5 dicas para reutilizar conteúdos

Saiba os motivos que têm levado empresas a reutilizar conteúdos e as dicas que podem ser aplicadas para facilitar esse processo.

A palavra exigência é um termo que têm definido bem os novos leitores. Conteúdos sem embasamento, ultrapassados e considerados sem qualquer credibilidade já não são uma opção. Com uma quantidade significativa de informações sendo lançadas na web, a maioria das pessoas já aprendeu a selecionar materiais que valem o tempo e o “clique”. Por isso, reutilizar conteúdos e manter o site atualizado são um diferencial que não só podem, como irão tornar a sua página mais vista.

Mas, não é preciso criar conteúdos novos, todos os dias, para isso acontecer?

A resposta para essa questão é: não! Você não precisa elaborar materiais constantemente. Para falar bem a verdade, tudo o que você precisa fazer é aperfeiçoar e, conforme Derek Halpern, fundador da Social Triggers explica, trabalhar para levar o conteúdo que você já tem para mais pessoas.”

Quer saber os motivos para reutilizar conteúdos e como é possível fazer isso de maneira simples e rápida? Continue, então, lendo esse post!

5 Motivos para reutilizar conteúdos

#1. Favorece a visibilidade e otimização do site

Reformular os conteúdos do site pode deixar a sua página melhor posicionada nos mecanismos de busca por meio do tráfego orgânico. Através de táticas de otimização em SEO, vídeos e Mobile First, o material passa a ficar atualizado e desenvolvido, aumentando as chances dos conteúdos terem maior visibilidade e acesso.  

#2. Permite alcançar novos leitores

Reutilizar conteúdos não só consegue influenciar nas visualizações da página, como permite também alcançar uma quantidade maior de leitores interessados. Se com um material antigo você atraia um número “x” de visitantes, com um artigo redigido em formato novo (com links de acesso, informações atualizadas e escrita adaptada às mudanças), a orientação até um público específico fica mais simples de acontecer.  

#3. Renova e prolonga a vida de um conteúdo

As informações do site são revitalizadas e novas práticas de otimização podem ser aplicadas junto ao conteúdo. Isso não só consegue prolongar a vida útil do material como possibilita também as chances de ele ser estudado por mais pessoas, e durante mais tempo.

#4. Reforça a mensagem da sua marca

Ao invés de permitir que os materiais sejam esquecidos, reutilizar conteúdos pode ser uma estratégia excelente para reforçar a mensagem da sua marca ao público. Fica mais fácil esclarecer qual o objetivo por trás do material quando a empresa está motivada a fornecer um conteúdo confiável e de maior qualidade.

#5. Alcançar novos públicos

Os conteúdos recém publicados nem sempre conseguem atingir o desempenho pretendido. Isso porque é necessário tempo até que eles consigam atrair acessos e impulsionar as visualização. No entanto, quando você recicla e passa a deixar os conteúdos mais completos, a sua página consegue alcançar resultados mais gratificantes, com leitores que você sequer teria atraído caso permitisse que os materiais continuassem ultrapassados.

5 Dicas para reciclar conteúdos 

#1. Use formatos novos

Se o material do site está sendo exibido em formato escrito, por exemplo, talvez essa seja a chance da sua empresa investir em um modelo de conteúdo  diferenciado e mais comunicativo, não é mesmo? Isso pode estimular os leitores a interagir mais com a sua página.

Por isso, uma excelente alternativa para a reciclagem de conteúdos pode ser a produção de vídeos, imagens ou até mesmo podcasts, que vêm aumentando sua popularidade junto ao marketing online. Embora estes formatos necessitem de tempo para serem preparados, você consegue, no final, disponibilizar esses materiais em outros canais além do blog, como Youtube, Spotify, Instagram, entre outros.  

Outra opção que também é positiva e está muito em alta são os infográficos. Você pega um material antigo e então o transforma em conteúdos mais modernos e de rápida absorção, através do formato visual. Isso favorece o interesse do público porque os infográficos conseguem entregar informações de qualidade, sem necessidade de textos.

#2. Atualize as informações

Comprometa-se em manter os conteúdos atualizados e bem escritos. Os leitores querem acesso a informações seguras, e a sua empresa precisa estar disposta a atender esse tipo de necessidade.  

Com a reciclagem desses conteúdos você consegue preservar um valor alto de conhecimento, além de conseguir reconhecimento por estar disponibilizando informação e materiais de qualidade. Isso consegue alavancar os seus resultados nas buscas.

#3. Foque em conteúdo inteligente

Têm uma matéria antiga que viralizou na web? Percebeu que um material teve mais acesso do que outros? É normal que pesquisas e dados se tornem ultrapassados com o passar dos anos.

Com essa perda de “validade” o acervo do site acaba ficando velho e “caduco”, de difícil localização nas buscas. Fazer a reciclagem dos conteúdos (acrescentando informações inteligentes), é uma excelente forma de manter o site bem posicionado.

Afinal, de nada adianta reutilizar conteúdos em massa, se os materiais forem rasos e sem profundidade, certo? O leitor sabe o que quer, e ele quer ler bem. Por isso, investir em conteúdo inteligente é o primeiro passo para engajar ainda mais o seu público.

#4. Sugira links entre o conteúdo

Uma forma de direcionar o leitor é sugerindo links para conteúdos recentes e mais atualizados. Com essa recomendação, a pessoa se sente instigada a acessar e conferir as publicações novas do blog, coisa que não se encontra em posts antigos. Isso facilita a interação do leitor com outros conteúdos, além de movimentar os acessos e as visualizações sobre a sua página.

#5 O que fazer com um Evergreen amarela?

Embora os conteúdos Evergreen ofereçam informações sem um prazo de validade, eles também estão sujeitos a perderem valor com o passar dos anos. Por isso, e tratando de assuntos que serão sempre pesquisado pelos leitores, manter os dados atualizados pode reforçar a autoridade da sua empresa, motivando os antigos e novos usuários a acompanharem ainda mais as publicações (sejam elas recentes, ou não).    

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