5 livros que todo CMO deveria ler

5 livros que todo CMO deveria ler

Com o avanço da tecnologia e a constante transformação do mundo, insistir em ideias desatualizadas pode não ser uma boa alternativa. Por exemplo, houve um momento em que o televendas era um método eficaz e amplamente aplicado nas empresas. Porém, com o passar do tempo, a prática se tornou obsoleta, e quem não se atualizou, ficou para trás.

Pesquisas apontam que o mercado de livros digitais vem crescendo e o mesmo já se mostrou como um facilitador na busca da atualização profissional. A era digital possibilitou a chegada dos livros digitais, ou ebooks, que se tornaram um meio mais fácil e acessível à informação, auxiliando no processo de busca por ampliação do conhecimento.

Conhecimento aprofundado é fundamental para a elaboração de novas ideias e expansão de horizontes. Pensando em auxiliar você na busca por atualização e melhores resultados, confira 5 livros que todo CMO deveria ler:

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Segundo o autor, a chave para mudar o que não está funcionando na sua vida é entender como os hábitos funcionam. Com base nisso, o autor explica de uma maneira didática de que modo a transformação de ações improdutivas do dia a dia em hábitos pode ser prejudicial para o crescimento pessoal e profissional.

Por uma ótica empresarial, os hábitos se tornam prejudiciais a partir do momento que as organizações não conseguem se atualizar e reinventar. O livro explora os âmbitos pessoais e profissionais dos hábitos e auxilia na renovação dos mesmos. Segundo Duhigg “Transformá-los (os hábitos) pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte”.

O Poder do Hábito, Charles Duhigg

 O Executivo e o Martelo, de Clóvis de Barros Filho, Arthur Meucci

O livro busca inspiração na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, baseando-se em sua “filosofia do martelo”. Assim como Nietzsche, que “martelou” os ídolos de seu tempo, os autores de “O Executivo e o Martelo” debatem um tema de extrema importância no meio executivo: a ética empresarial.

Seu propósito principal é oferecer uma reflexão filosófica, sociológica e psicanalítica acerca dos temas mais polêmicos relacionados ao mundo corporativo, combatendo discursos predominantes como “fórmulas mágicas do sucesso”.

O Executivo e o Martelo, Clóvis de Barros Filho, Arthur Meucci

Gestão de Marketing, de Ludovico Nelson, Fernando Roberto Santini

Escrito pelo doutor em Comércio Exterior, Ludovico Nelson, e pelo mestre em Administração, Fernando Roberto Santini, o livro Gestão de Marketing traz em pauta a importância do marketing para a conquista de resultados e sucesso de produtos. Porém, para que todo o planejamento seja desenvolvido corretamente é preciso da peça chave: a gestão.

O livro leva em consideração os pontos básicos de marketing, os 4P’s, e também explora as etapas do comportamento do consumidor, segmentação, pesquisa e a informação de mercado. Considerando todo o processo de gestão de marketing, o livro define a importância da gestão de marketing em todas as etapas do planejamento.

Gestão de Marketing, Ludovico Nelson, Fernando Roberto Santini

Foco, de Daniel Goleman

Notificações, redes sociais e e-mails a serem lidos são exemplos de situações que podem atrapalhar no seu foco e reduzir seu rendimento. Segundo o autor de “Foco”, Daniel Goleman, os benefícios de estar focado são muitos e podem ser reduzidos em uma palavra: sucesso.

No livro, o autor aborda o foco como fator fundamental para extrair maior produtividade e sua importância para se destacar no meio profissional. “Foco” traz para o leitor os benefícios da atenção nos seus afazeres e como desenvolver e aprimorar a seu favor a tática do foco.

Foco, Daniel Goleman

Marketing 3.0: Tecnologia da Nova Era, Philip Kotler

Conhecido como o pai do marketing, Kotler é leitura obrigatória para quem deseja explorar este universo. Para entender melhor o conceito de “Marketing 3.0”, é recomendado compreender as duas etapas anteriores, que são o “Marketing 1.0: Revolução Industrial” e o “Marketing 2.0: Tecnologia da Informação”, todos escritos por Philip Kotler.

O livro “Marketing 3.0” consiste no marketing voltado para o consumidor. Nessa etapa, o consumo deixa de apenas satisfazer, e os consumidores estão mais conscientes e em busca valores. Questões que antes não importavam tanto, como o emocional do consumidores, hoje são peça-chave na decisão de compra e o marketing precisa se adaptar a este novo comportamento.

Marketing 3.0 Tecnologia da Nova Era Philip Kotler

O mundo está em constante evolução, e o mercado acompanha este movimento.  Conceitos surgem, e logo se tornam obsoletos; novas ideias aparecem e, futuramente, são renovadas. Neste contexto, manter-se atualizado é uma necessidade para acompanhar todas as novidades e ampliar o conhecimento no meio profissional, para que assim, os melhores resultados sejam alcançados.

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