5 livros que todo CMO deveria ler

Tecnologia e inovação

5 livros que todo CMO deveria ler

22 de dezembro de 2016

Com o avanço da tecnologia e a constante transformação do mundo, insistir em ideias desatualizadas pode não ser uma boa alternativa. Por exemplo, houve um momento em que o televendas era um método eficaz e amplamente aplicado nas empresas. Porém, com o passar do tempo, a prática se tornou obsoleta, e quem não se atualizou, ficou para trás.

Pesquisas apontam que o mercado de livros digitais vem crescendo e o mesmo já se mostrou como um facilitador na busca da atualização profissional. A era digital possibilitou a chegada dos livros digitais, ou ebooks, que se tornaram um meio mais fácil e acessível à informação, auxiliando no processo de busca por ampliação do conhecimento.

Conhecimento aprofundado é fundamental para a elaboração de novas ideias e expansão de horizontes. Pensando em auxiliar você na busca por atualização e melhores resultados, confira 5 livros que todo CMO deveria ler:

O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Segundo o autor, a chave para mudar o que não está funcionando na sua vida é entender como os hábitos funcionam. Com base nisso, o autor explica de uma maneira didática de que modo a transformação de ações improdutivas do dia a dia em hábitos pode ser prejudicial para o crescimento pessoal e profissional.

Por uma ótica empresarial, os hábitos se tornam prejudiciais a partir do momento que as organizações não conseguem se atualizar e reinventar. O livro explora os âmbitos pessoais e profissionais dos hábitos e auxilia na renovação dos mesmos. Segundo Duhigg “Transformá-los (os hábitos) pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte”.

 O Executivo e o Martelo, de Clóvis de Barros Filho, Arthur Meucci

O livro busca inspiração na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, baseando-se em sua “filosofia do martelo”. Assim como Nietzsche, que “martelou” os ídolos de seu tempo, os autores de “O Executivo e o Martelo” debatem um tema de extrema importância no meio executivo: a ética empresarial.

Seu propósito principal é oferecer uma reflexão filosófica, sociológica e psicanalítica acerca dos temas mais polêmicos relacionados ao mundo corporativo, combatendo discursos predominantes como “fórmulas mágicas do sucesso”.

Gestão de Marketing, de Ludovico Nelson, Fernando Roberto Santini

Escrito pelo doutor em Comércio Exterior, Ludovico Nelson, e pelo mestre em Administração, Fernando Roberto Santini, o livro Gestão de Marketing traz em pauta a importância do marketing para a conquista de resultados e sucesso de produtos. Porém, para que todo o planejamento seja desenvolvido corretamente é preciso da peça chave: a gestão.

O livro leva em consideração os pontos básicos de marketing, os 4P’s, e também explora as etapas do comportamento do consumidor, segmentação, pesquisa e a informação de mercado. Considerando todo o processo de gestão de marketing, o livro define a importância da gestão de marketing em todas as etapas do planejamento.

Foco, de Daniel Goleman

Notificações, redes sociais e e-mails a serem lidos são exemplos de situações que podem atrapalhar no seu foco e reduzir seu rendimento. Segundo o autor de “Foco”, Daniel Goleman, os benefícios de estar focado são muitos e podem ser reduzidos em uma palavra: sucesso.

No livro, o autor aborda o foco como fator fundamental para extrair maior produtividade e sua importância para se destacar no meio profissional. “Foco” traz para o leitor os benefícios da atenção nos seus afazeres e como desenvolver e aprimorar a seu favor a tática do foco.

Marketing 3.0: Tecnologia da Nova Era, Philip Kotler

Conhecido como o pai do marketing, Kotler é leitura obrigatória para quem deseja explorar este universo. Para entender melhor o conceito de “Marketing 3.0”, é recomendado compreender as duas etapas anteriores, que são o “Marketing 1.0: Revolução Industrial” e o “Marketing 2.0: Tecnologia da Informação”, todos escritos por Philip Kotler.

O livro “Marketing 3.0” consiste no marketing voltado para o consumidor. Nessa etapa, o consumo deixa de apenas satisfazer, e os consumidores estão mais conscientes e em busca valores. Questões que antes não importavam tanto, como o emocional do consumidores, hoje são peça-chave na decisão de compra e o marketing precisa se adaptar a este novo comportamento.

O mundo está em constante evolução, e o mercado acompanha este movimento.  Conceitos surgem, e logo se tornam obsoletos; novas ideias aparecem e, futuramente, são renovadas. Neste contexto, manter-se atualizado é uma necessidade para acompanhar todas as novidades e ampliar o conhecimento no meio profissional, para que assim, os melhores resultados sejam alcançados.

Comentários