5 ferramentas para turbinar a produtividade do seu time de marketing

5 ferramentas para turbinar a produtividade do seu time de marketing

Aumentar a produtividade é uma prioridade comum a todo departamento de marketing. Do Content Manager ao CMO, é fundamental que toda a equipe esteja focada na otimização das atividades, tornando o ambiente colaborativo mais ágil, eficaz e produtivo. Para atender à essas necessidades, nada melhor que contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas.

Focados em organizar e facilitar as tarefas dentro das corporações, softwares organizacionais integram a comunicação com clientes e também a comunicação interna. Dessa forma, soluções tecnológicas, além de pouparem o tempo que as organizações investem em trabalhos manuais, permite que o time de marketing se dedique mais e melhor à atividades estratégicas.

Há uma ampla variedade de ferramentas no mercado que auxiliam diversas empresas dos mais diferentes segmentos. Pensando nisso, a Motor de Conteúdo listou 5 ferramentas para aumento de produtividade que auxiliarão sua equipe na organização e otimização de atividades internas:

#1 Trello

Desde que o Trello entrou em campo, o Post-it foi jogado para escanteio, já que a ferramenta se tornou a digitalização muito mais completa dos “papeizinhos”. Pode-se dizer que o objetivo da plataforma é tornar mais praticável a colaboração entre usuários na organização da produção e gestão de projetos. Além disso, por ser uma ferramenta moldável, é possível adaptá-la conforme a necessidade do usuário e do seu segmento de negócio.

A plataforma funciona com o sistema de gerenciamento em listas, o que torna a organização mais dinâmica e simples. Sendo uma ferramenta extremamente intuitiva, basta cadastrar cartões e colunas com atividades e processos da operação. Nos cartões, pode-se adicionar participantes, prazos, anexos, checklists, entre outras categorias.

Pontos fortes:

  • Interface limpa de uso fácil e intuitivo
  • Ferramenta rápida, ainda que com muitos usuários e um elevado número de dados
  • Integração com o Google Drive

trello-ferramenta-marketing

#2 Slack

O Slack chegou conquistando o mercado e o coração dos seus usuários. A startup lançada em 2014 – mesmo parecendo clichê – chegou revolucionando a comunicação das organizações. A ferramenta tem como principal função a integração da comunicação interna de uma empresa, assim diminuindo a necessidade de outros canais de comunicação, como o e-mail e aplicativos de troca de mensagem.

A plataforma integra todos os dados, projetos e processos que necessitam da decisão conjunta da equipe. Entre as diversas ferramentas, se destaca o Channels, uma sala de bate-papo onde é possível criar nome e assunto a ser discutido, tornando assim mais fácil para o CMO e gerente de marketing acompanharem todas as pendências da equipe.

Pontos fortes:

  • Integração com outras ferramentas, como o Trello
  • Interface inovadora e eficiente
  • Disponível para web, desktop e mobile

slack-ferramenta-marketing

#3 Asana

O dia a dia agitado do departamento de marketing faz com que algumas situações passem despercebidas, certo? Sim, mas não deveria. O Asana é uma ferramenta de organização de equipe, que surgiu da necessidade de resolver as questões que acabam atrapalhando a produtividade das empresas, como falta de organização e integração entre projetos e equipe.

Com a plataforma, você pode criar times, gerenciar projetos e adicionar seus respectivos colaboradores. A ferramenta também possui integração com o Google Drive e Dropbox, um calendário exibindo datas e prazos e gráficos de evolução, para acompanhar o desenvolvimento dos projetos. Com todas essas opções, se torna descomplicado desenvolver a integração entre a equipe, gerente de marketing e CMO.

Pontos fortes:

  • Interface completa
  • Fácil usabilidade
  • Design minimalista

asana-ferramenta-marketing

#4 Runrunit

A inovação caminha lado a lado com a tecnologia, e o Runrunit é a prova disso. A ferramenta que surgiu da necessidade de resolver a bagunça do meio corporativo tem foco na gestão de produtividade, assim como outros citados, a plataforma integra toda a equipe em um só lugar, otimizando o setor de marketing para que o time possa dedicar mais tempo nas demais estratégias.

Com o Runrunit, é possível criar projetos, ordenar prioridade, designar aos colaboradores e clientes, monitorar as tarefas, definir prazo e desenvolver relatórios diários do desempenho obtido. Ufa! São inúmeras as possibilidades de gestão. Com a plataforma, as tarefas que demoravam um dia para serem executadas, com a ferramenta, em alguns minutos a pendência é resolvida.

Pontos fortes:

  • Integração com aplicativos
  • Indicadores de performance
  • Facilidade na comunicação entre time e cliente

#5 Sprout Social

As mídias sociais são uma etapa importante e que demandam muito tempo na estratégia de marketing digital. O Sprout Social surgiu para otimizar essa tarefa. A ferramenta é uma interface de gerenciamento completo de mídias sociais, que permite o monitoramento de diversos perfis ao mesmo tempo, otimizando todo processo e desenvolvendo a fundo a produtividade da equipe.

A plataforma possui opções de gerenciamento como: interações com os usuários, desenvolvimento de relatório de desempenho e programação de publicações. Além de facilitar a comunicação no meio digital, a ferramenta agiliza na análise de estatísticas, diminuindo assim o tempo utilizado para essas funções e permitindo que o departamento de marketing consiga focar em outras questões importantes da estratégia.

Pontos fortes:

  • Simples de usar
  • Integrado com diversas redes sociais
  • Ferramentas analíticas

Sproutsocial ferramenta marketing

O cenário econômico atual é de incertezas e mudanças, portanto, não há espaço para uma empresa infrutífera e cheia de falhas. Mais do que nunca, o gerente de marketing e CMO precisam trabalhar para manter a empresa competitiva no mercado, a utilização das ferramentas para controle de produtividade é uma ótima solução para otimizar o time de marketing, gerando retorno positivo e alcançando as metas pré-estabelecidas.

cta_ebook-model

Veja Também:

Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados? Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital. Voc...
Marketing para startups: organize seu conteúdo com calendário editorial Todo profissional de que trabalha com marketing para startups já deve ter se deparado com algumas dúvidas na hora de preparar conteúdo e publicá-lo. Q...
Infográfico: Caminhos do Marketing de Conteúdo nas empresas de TI Infográfico gratuito para você iniciar os caminhos do marketing de conteúdo de forma eficiente na sua empresa de tecnologia! Preparamos um conteúdo m...
Como fazer uso espetacular das palavras-chave no seu conteúdo? Veja como explorar o uso das keywords conscientemente no seu texto e ajudar o buscador a encontrar você na rede! Palavras Chaves Você produz cont...

Deixe um comentário

1 Comentário em "5 ferramentas para turbinar a produtividade do seu time de marketing"

avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] o seu cliente já se apaixone pelo seu atendimento. Uma maneira de fazer isso é utilizando de ferramentas que otimizam o tempo do seu time, como o Runrun.it ou o Slack, por […]

wpDiscuz