5 ferramentas para turbinar a produtividade do seu time de marketing

5 ferramentas para turbinar a produtividade do seu time de marketing

Aumentar a produtividade é uma prioridade comum a todo departamento de marketing. Do Content Manager ao CMO, é fundamental que toda a equipe esteja focada na otimização das atividades, tornando o ambiente colaborativo mais ágil, eficaz e produtivo. Para atender à essas necessidades, nada melhor que contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas.

Focados em organizar e facilitar as tarefas dentro das corporações, softwares organizacionais integram a comunicação com clientes e também a comunicação interna. Dessa forma, soluções tecnológicas, além de pouparem o tempo que as organizações investem em trabalhos manuais, permite que o time de marketing se dedique mais e melhor à atividades estratégicas.

Há uma ampla variedade de ferramentas no mercado que auxiliam diversas empresas dos mais diferentes segmentos. Pensando nisso, a Motor de Conteúdo listou 5 ferramentas para aumento de produtividade que auxiliarão sua equipe na organização e otimização de atividades internas:

#1 Trello

Desde que o Trello entrou em campo, o Post-it foi jogado para escanteio, já que a ferramenta se tornou a digitalização muito mais completa dos “papeizinhos”. Pode-se dizer que o objetivo da plataforma é tornar mais praticável a colaboração entre usuários na organização da produção e gestão de projetos. Além disso, por ser uma ferramenta moldável, é possível adaptá-la conforme a necessidade do usuário e do seu segmento de negócio.

A plataforma funciona com o sistema de gerenciamento em listas, o que torna a organização mais dinâmica e simples. Sendo uma ferramenta extremamente intuitiva, basta cadastrar cartões e colunas com atividades e processos da operação. Nos cartões, pode-se adicionar participantes, prazos, anexos, checklists, entre outras categorias.

Pontos fortes:

  • Interface limpa de uso fácil e intuitivo
  • Ferramenta rápida, ainda que com muitos usuários e um elevado número de dados
  • Integração com o Google Drive

trello-ferramenta-marketing

#2 Slack

O Slack chegou conquistando o mercado e o coração dos seus usuários. A startup lançada em 2014 – mesmo parecendo clichê – chegou revolucionando a comunicação das organizações. A ferramenta tem como principal função a integração da comunicação interna de uma empresa, assim diminuindo a necessidade de outros canais de comunicação, como o e-mail e aplicativos de troca de mensagem.

A plataforma integra todos os dados, projetos e processos que necessitam da decisão conjunta da equipe. Entre as diversas ferramentas, se destaca o Channels, uma sala de bate-papo onde é possível criar nome e assunto a ser discutido, tornando assim mais fácil para o CMO e gerente de marketing acompanharem todas as pendências da equipe.

Pontos fortes:

  • Integração com outras ferramentas, como o Trello
  • Interface inovadora e eficiente
  • Disponível para web, desktop e mobile

slack-ferramenta-marketing

#3 Asana

O dia a dia agitado do departamento de marketing faz com que algumas situações passem despercebidas, certo? Sim, mas não deveria. O Asana é uma ferramenta de organização de equipe, que surgiu da necessidade de resolver as questões que acabam atrapalhando a produtividade das empresas, como falta de organização e integração entre projetos e equipe.

Com a plataforma, você pode criar times, gerenciar projetos e adicionar seus respectivos colaboradores. A ferramenta também possui integração com o Google Drive e Dropbox, um calendário exibindo datas e prazos e gráficos de evolução, para acompanhar o desenvolvimento dos projetos. Com todas essas opções, se torna descomplicado desenvolver a integração entre a equipe, gerente de marketing e CMO.

Pontos fortes:

  • Interface completa
  • Fácil usabilidade
  • Design minimalista

asana-ferramenta-marketing

#4 Runrunit

A inovação caminha lado a lado com a tecnologia, e o Runrunit é a prova disso. A ferramenta que surgiu da necessidade de resolver a bagunça do meio corporativo tem foco na gestão de produtividade, assim como outros citados, a plataforma integra toda a equipe em um só lugar, otimizando o setor de marketing para que o time possa dedicar mais tempo nas demais estratégias.

Com o Runrunit, é possível criar projetos, ordenar prioridade, designar aos colaboradores e clientes, monitorar as tarefas, definir prazo e desenvolver relatórios diários do desempenho obtido. Ufa! São inúmeras as possibilidades de gestão. Com a plataforma, as tarefas que demoravam um dia para serem executadas, com a ferramenta, em alguns minutos a pendência é resolvida.

Pontos fortes:

  • Integração com aplicativos
  • Indicadores de performance
  • Facilidade na comunicação entre time e cliente

#5 Sprout Social

As mídias sociais são uma etapa importante e que demandam muito tempo na estratégia de marketing digital. O Sprout Social surgiu para otimizar essa tarefa. A ferramenta é uma interface de gerenciamento completo de mídias sociais, que permite o monitoramento de diversos perfis ao mesmo tempo, otimizando todo processo e desenvolvendo a fundo a produtividade da equipe.

A plataforma possui opções de gerenciamento como: interações com os usuários, desenvolvimento de relatório de desempenho e programação de publicações. Além de facilitar a comunicação no meio digital, a ferramenta agiliza na análise de estatísticas, diminuindo assim o tempo utilizado para essas funções e permitindo que o departamento de marketing consiga focar em outras questões importantes da estratégia.

Pontos fortes:

  • Simples de usar
  • Integrado com diversas redes sociais
  • Ferramentas analíticas

Sproutsocial ferramenta marketing

O cenário econômico atual é de incertezas e mudanças, portanto, não há espaço para uma empresa infrutífera e cheia de falhas. Mais do que nunca, o gerente de marketing e CMO precisam trabalhar para manter a empresa competitiva no mercado, a utilização das ferramentas para controle de produtividade é uma ótima solução para otimizar o time de marketing, gerando retorno positivo e alcançando as metas pré-estabelecidas.

cta_ebook-model

Veja Também:

Veja dicas de como oferecer conteúdo interativo Fazer o leitor interagir com o conteúdo ajuda a aumentar o engajamento. Veja dicas de como implantar essa ferramenta em sua estratégia de marketing de...
Os desafios de escrever sobre tecnologia no marketing de conteúdo Capacidade técnica, bagagem de conhecimento, atualização e sensibilidade formam um bom redator para o marketing de conteúdo da sua empresa de tecnolog...
Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados? Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital. Voc...
Growth Hacking nas Startups: como aplicar a estratégia e acelerar seu crescimento Mesmo diante de um cenário promissor e favorável, onde o número de startups cresce a cada ano, é importante investir em estratégias que auxiliam na ac...

Deixe um comentário

1 Comentário em "5 ferramentas para turbinar a produtividade do seu time de marketing"

avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] o seu cliente já se apaixone pelo seu atendimento. Uma maneira de fazer isso é utilizando de ferramentas que otimizam o tempo do seu time, como o Runrun.it ou o Slack, por […]

wpDiscuz