5 etapas para elaborar o plano editorial da sua empresa de tecnologia

5 etapas para elaborar o plano editorial da sua empresa de tecnologia

Você já andou lendo em muitos veículos, principalmente nos mais conectados, que o marketing de conteúdo é a principal tendência estratégica de comunicação para os próximos anos, não é? Provavelmente, você também já deve ter realizado alguma ação nesse sentido, mas talvez ainda não saiba o caminho das pedras para estruturar um projeto realmente eficaz e consistente.

A construção de uma boa comunicação, capaz de gerar leads qualificados, passa pela produção de um Plano Editorial. Depois de definir o foco do seu conteúdo, identificar sua audiência e elaborar as personas, é hora e começar o plano. Nele você deve estabelecer:

#5 ETAPAS PARA ELABORAR O PLANO EDITORIAL DA SUA EMPRESA DE TECNOLOGIA

  • Temas abordados: quais são as preocupações e desafios dos seus potenciais clientes? Na maior parte dos casos, eles não querem saber sobre tecnologia, mas sim, sobre como aprimorar seus negócios e gerar mais produtividade- o que é uma super oportunidade para falar de tecnologia! Por isso, a definição dos temas precisa levar em conta os interesses do público-alvo e seguir uma sequência de aprendizado, começando por uma abordagem básica e depois ficando mais profunda e detalhada.
  • Linguagem utilizada: a linguagem deve ser mais formal ou mais descontraída dependendo do público, mas sempre deve ser clara para todos. Nada de falar “tequiniquês” para um escritório de advocacia ou clínica médica, certo? As pessoas querem compreender o que está sendo dito para sentirem-se seguras e avaliarem com propriedade a solução proposta.
  • Palavras-chave: As palavras-chave devem focar nas “dores” do seu público-alvo. Um gerente de obras de uma construtora, por exemplo, irá digitar no buscador “como ampliar a produtividade no canteiro de obras” e não o nome de um software que tem essa competência. Escolhendo as palavras certas, você aparecerá nos resultados de busca dele.
  • Canais de divulgação: a gama de veículos é bastante extensa: e-mail marketing, site, blog e as redes sociais, por exemplo, são os mais utilizados. Antes de querer “abraçar o mundo”, é importante checar a capacidade que sua equipe tem de contemplar todos os canais propostos. Também é interessante procurar ferramentas que façam a integração automática dos conteúdos gerados para agilizar o processo.
  • Prazos: a disciplina é fundamental para que a comunicação aconteça de forma contínua e presente. As postagens devem acontecer regularmente para acompanhar a necessidade de informação do seu leitor e também tornar a sua empresa referência nos temas que escolheu abordar.

Elaborando o plano editorial com base nessas 5 etapas que apresentamos, você evita perder o foco e começa a produzir os conteúdos de forma muito mais simples!

Se precisar de apoio na condução deste processo, conte conosco! Será uma alegria participar deste projeto.

Veja Também:

Gamification: o que é, como aplicar e quais os resultados? Para compreender sua importância para captar novas oportunidades no mundo dos negócio, é preciso entender o momento que vive o marketing digital. Voc...
OKR: o que é e como aplicar – tudo que você precisa saber Acelerar o crescimento da empresa é o sonho de todo empreendedor. Por isso, de tempos em tempos, novas tendências vão surgindo para ajudar nessa taref...
O marketing de conteúdo como aliado dos projetos de TI Como engajar toda a empresa, e fazer quem não é da área de Tecnologia da Informação entender a importância dos projetos de TI? Essa é a dificuldade de...
Marketing de Conteúdo: é melhor fazer interna ou externamente? O que é mais vantajoso, montar um time interno, ou contratar exteriormente? A resposta para essa questão depende da realidade da sua empresa e alguns ...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz