Na SAP, marketing de conteúdo é estratégia para crescer

Na SAP, marketing de conteúdo é estratégia para crescer

“Você já ouviu falar da SAP? Se você é um profissional de negócios, então provavelmente já ouviu falar de nós. Talvez você saiba que somos muito mais do que uma empresa de software com sede na Alemanha. E nós somos muito menos conhecidos  pelo o consumidor médio. Eu aposto que você não sabia que 80% dos nossos clientes são pequenas ou médias empresas.

Resolvemos o nosso desafio na comunicação por meio de histórias. . Histórias não sobre o que nós vendemos, mas que explicam o que fazemos por  nossos clientes. Acreditamos que o poder das histórias está em fazer do leitor parte delas. Acreditamos no Marketing de Conteúdo épico.

As histórias não são nenhuma novidade, e estão por aí por há tanto tempo quanto nós. Os primeiros seres humanos se reuniam ao redor da fogueira e já exercitavam o recurso de Storytelling que foi a melhor maneira de passar a informação vital para a sobrevivência. Eles sabiam realmente que se conectar com seu público de forma emocional era uma questão de vida ou morte.

Passados 10 mil anos ou mais, vemos que o surgimento da web, a acessibilidade móvel, e as mídias sociais mudaram nossa forma decontar histórias. Isso tem permitido a qualquer pessoa se tornar um editor de conteúdo. Podemos contar histórias em menos de 140 caracteres ou em seis segundos de vídeo.

Como as táticas de marketing tornaram-se cada vez menos eficazes, as empresas têm respondido com a criação de mais e mais conteúdo promocional que ninguém quer, ninguém gosta, e ninguém interage. Estão respondendo a um mundo com muito conteúdo com a criação de mais conteúdo, e enviam a mesma mensagem para o seu público:só nos preocupamos com nós mesmos!

As empresas continuam criando conteúdo sobre elas mesmas e para elas mesmas.

O problema é que ninguém está ouvindo, lendo ou agindo sobre este conteúdo.

Na SAP, a produção de conteúdo vem de um grande número de fontes em toda a empresa. Trata-se do marketing, suporte, vendas, atendimento ao cliente, desenvolvimento de produtos e até os engenheiros técnicos, todos estão ligado à criação do conteúdo.

Um dos maiores desafios em marketing de conteúdo é colocar as necessidades de nossos clientes à frente das nossas próprias necessidades, para contar histórias que se conectem com as pessoas e seus desafios.

Identificamos as perguntas mais frequentes entre nossos clientes potenciais- personas-, estamos focados sobre eles e suas necessidades.  Estamos documentando as perguntas sobre como a tecnologia e a inovação podem ajudar uma empresa a resolver seus problemas: como crescer,reduzir os custos, vencer a concorrência e como conquistar clientes.

Estamos trabalhando para criar conteúdo épico. E um longo processo, mas o primeiro passo é aceitar que temos um mercado diferente hoje para sobreviver e crescer.

É que é preciso conhecer seus clientes para que eles então comecem a olhar para sua empresa de forma diferente. Para que eles não vejam em sua empresa apenas alguém que tenta vender algo, mas sim como um verdadeiro recurso e especialista de informação que eles precisas.

Hoje, não importa o tamanho da sua empresa ou o orçamento que você tem, Marketing de Conteúdo é possível. Você está pronto?”

MICHAEL BRENNER
Vice- presidente de Marketing e Estratégia de Conteúdo da SAP

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