O que o caso Heinz x French’s ensina sobre marketing de conteúdo

O que o caso Heinz x French’s ensina sobre marketing de conteúdo

Veja este exemplo bem didático que ensina muito sobre a força dos meios digitais que aconteceu com a Heinz, em Leamington, Canadá, cidade conhecida como “Cidade dos Tomates”. Brian Fernandez, um engenheiro civil local, percebeu, enquanto fazia compras, que os ketchups da gigante Heinz ocupavam 4 prateleiras, os da pequena e French’s ocupavam somente uma.

Em uma rápida pesquisa na internet, Brian descobriu que os ketchups da French’s eram fabricados em sua própria cidade. Na pesquisa, Brian descobriu também que, em 2014, a Heinz fechou sua fábrica localizada em Leamington, provocando a demissão de aproximadamente 800 funcionários. O engenheiro civil publicou um texto sobre o tema em seu perfil no facebook. O que nem Brian, nem a Heinz, nem a French’s esperavam é que a postagem viralizaria, ultrapassando a marca de mil compartilhamentos, e mobilizaria toda a cidade, promovendo um boicote à Heinz, triplicando a produção da French’s.

É verdade que casos como este são bastante imprevisíveis, mas se a Heinz tivesse tomado alguns cuidados, poderia, talvez, acabar com a crise, ou ao menos abrandar seus efeitos.

Em tempos de economia retraída, é preciso fazer um uso mais que eficiente do seu orçamento de marketing. Portanto, para continuar crescendo é necessário saber onde alocar seu orçamento. Nesse sentido, investir em marketing de conteúdo e em mídias digitais é fundamental, como vimos no exemplo citado.

Entenda melhor o que fez a diferença no caso Heinz x French’s:

Conteúdo relevante: a raiz do boicote à Heinz em Leamington está no trabalho de marketing de conteúdo realizado pela French’s. Quando Brian buscou na internet informações sobre a French’s, encontrou um conteúdo de fato relevante para ele. Relevante a ponto de compartilhar com seus amigos nas redes sociais sua descoberta a respeito das duas empresas de ketchup. Ou seja, se uma empresa oferece conteúdo valioso para o consumidor, suas chances sobre a concorrência aumentam.

Presença nas redes sociais: em momento algum a empresa se posicionou publicamente diante do que as pessoas de Leamington estavam falando sobre ela e minimizou o boicote. Se a Heinz tivesse ouvido o que as pessoas tinham a dizer a ela e se posicionasse em suas redes sociais, esclarecendo a questão, talvez conseguisse contornar o problema e fazer com que a marca voltasse a ser comprada pela população.

A opinião do cliente: o grande erro da Heinz foi ter minimizado o boicote e não ter se posicionado publicamente a respeito. A empresa, dessa forma, menosprezou o poder dos meios digitais e também ignorou uma característica fundamental do consumo atualmente: a opinião de outros compradores vale mais que opiniões de especialistas.

Segundo o Yourviews, 75% dos consumidores acham importante ler comentários e classificações de outros consumidores, e 70% confiam nos comentários que leem sobre determinado produto ou serviço na internet.

Se a Heinz deu uma bola fora com sua audiência neste caso, a French’s marcou um golaço. Se Brian, autor da postagem que viralizou, tivesse pesquisado sobre a empresa e não houvesse achado conteúdo relevante sobre ela, ele não teria sido engajado e nem escreveria sobre ela para seus amigos virtuais, o caso passaria batido. Contudo, com marketing de conteúdo, uma estratégia mais econômica que as tradicionais, a  French’s triplicou suas vendas, derrotou a concorrência e, o mais importante, engajou seus compradores, conquistando sua fidelidade.
O caso Heinz e French’s é valioso para pensar em alternativas para crescer mesmo em tempos de crise. Marketing de conteúdo pode ser a solução para sua empresa de tecnologia estabelecer uma comunicação mais próxima e assertiva com sua persona e se antecipar à sua concorrência. Pense nisso no planejamento das suas estratégias de marketing digital e se precisar de uma força na produção dos conteúdos, conte conosco!

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