Sua empresa usa o LinkedIn, mas como interpretar seu desempenho?

Sua empresa usa o LinkedIn, mas como interpretar seu desempenho?

O LinkedIn tem no Brasil 21 milhões de usuários. É a maior rede profissional do mundo, totalizando 364 milhões de usuários. Analisar seu setor de atuação, criar e publicar freqüentemente conteúdo relevante nessa rede, é essencial para chamar atenção da sua audiência e posicionar a marca da sua empresa de TI.

Das marcas mais influentes do mundo, como Microsoft, Forbes, IBM, HP, entre outras, 99% compartilham atualizações em suas Company Pages e publicam, em média, 12,6 atualizações por semana. Ok, você já sabe do potencial dessa rede social para sua empresa. E sua empresa tem uma company page e já participa de grupos de discussão para ganhar notoriedade. Os links dos conteúdos publicados no seu blog também são sempre compartilhados no LikedIn. E?

Não basta estar presente e fazer suas publicações, é necessário acompanhar os resultados dessas ações, para ter certeza que a visibilidade e referência buscados com a participação nessa rede social estejam de fato acontecendo. O Linkedin fornece uma série de informações ao administrador quanto ao desempenho das páginas das empresas por lá. Você já deu uma olhada? Sabe como interpretá-los?

 

Impressões Cliques Interações Seguidores conquistados Engajamento
Publicação A 1159 100 102 17,42%
Publicação B 1196 101 102 3 17,22%
Publicação C 1134 103 113 5 19,48%
  • Como está o alcance das suas publicações?

Alcance representa o volume de pessoas que viram suas publicações diariamente. Na tabela acima, note que a publicação C teve mais cliques que a A. Nesse caso, você deve avaliar, por exemplo, se o que o tema é mais relevante ou se o título ficou mais atratativo. O Linkedin oferece também um gráfico, onde é possível analisar as tendências diárias de visualizações, tanto orgânicas quanto das campanhas patrocinadas.

  • Seu público está interagindo com seu conteúdo?

A interação do público demonstrará o número de vezes que as pessoas gostaram, comentaram ou compartilharam cada publicação. No quadro acima, a publicação C já contou com 10% a mais de interação que as anteriores, assim como conquistou mais seguidores. Com essa informação, você poderá refinar o perfil da sua persona, avaliando os temas que mais agradaram, ou a abordagem que mais gerou compartilhamentos na rede.

  • O engajamento do público está acontecendo?

Os números referentes a engajamento demonstram o quanto as pessoas que viram suas publicações se envolveram com ela, compartilhando. Também por meio de um gráfico, você pode verificar o número de vezes que os usuários clicaram, gostaram, comentaram e compartilharam seu conteúdo de tecnologia. Você também poderá conferir o engajamento das campanhas patrocinadas para avaliar se vale a pena mantê-las ativas.

O LinkedIn também irá ajudar você a saber quem são os seus seguidores. Além da quantidade, você também pode analisar o perfil, quantos você conquistou naturalmente ou por meio de anúncios pagos, setor em que atuam, cargo, porte de empresa, entre outros. Você também conta com um gráfico que mostra se houve variação no perfil do seu público.

Todas essas informações estão disponíveis para o administrador da company page da sua empresa, na guia Análise. E você deve avaliar essas informações porque é por meio delas que você poderá acompanhar o desempenho da sua empresa no LinkedIn, e direcionar ações para potencializar sua presença nessa rede social. Com essas informações, você pode, por exemplo:

  • Analisar o retorno das campanhas pagas, para verificar se o investimento foi direcionado adequadamente.
  • Saber quais conteúdos foram mais curtidos ou compartilhados, de quais temas tratavam, e assim direcionar seu marketing de conteúdo.
  • Entender se o perfil dos seguidores da página da sua empresa é similar à persona que você desenhou para o seu negócio.

É muito importante que as empresas de TI marquem presença nas redes sociais, mas, mais importante ainda, é medir a abrangência dessa presença para garantir que esse movimento esteja trazendo os resultados esperados. Entre em contato com a Motor de Conteúdo, nós podemos ajudá-lo!

Veja Também:

Conteúdo leve, relevante e interativo para nichos específicos De nada adianta estratégia de marketing de conteúdo se a produção não têm apelo e profundidade. Aprenda a construir materiais que interessem sua buyer...
Sua empresa de tecnologia usa a persona em todas as áreas? É a partir da buyer persona que se desenvolve quase toda estratégia de marketing de conteúdo, nela se baseia o processo de atração, conversão, vendas ...
Persona no cinema: confira 9 filmes e séries que retratam a sua importância Aprenda, com 9 exemplos, a importância de utilizar filmes e séries na construção de  personas no marketing de conteúdo. A utilização da persona no ma...
Buyer Persona: conhecê-la é essencial para o seu Marketing de Conteúdo Uma empresa de tecnologia interessada em investir em inbound marketing precisa saber em quem focar sua estratégia, traçando um perfil do seu cliente i...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz