Sua empresa de tecnologia usa a persona em todas as áreas?

Sua empresa de tecnologia usa a persona em todas as áreas?

É a partir da buyer persona que se desenvolve quase toda estratégia de marketing de conteúdo, nela se baseia o processo de atração, conversão, vendas e fidelidade.

Parte das áreas de uma empresa de tecnologia demandam uma comunicação constante e direta com seus clientes. Logo, é necessário que essa comunicação se dê da melhor forma possível e, para isso, é preciso conhecê-los, quanto mais a fundo, melhor. Contudo, sua empresa de tecnologia não precisa limitar a persona a esta área. Os demais setores devem estar prontos para trabalhar com este personagem para alavancar os resultados do seu negócio e estreitar as relações com o cliente.

Em 2005, durante uma reunião de pauta matinal do Jornal Nacional, o apresentador e editor-chefe William Bonner definiu Homer Simpson como a persona do telejornal. Bonner, que precisava se comunicar de forma clara para multidões, reuniu em um personagem as características do cidadão que ele pretendia alcançar. Homer Simpson é um trabalhador que, ao chegar da fábrica, quer se informar pela televisão. Assim, Bonner simplificou sua tarefa de falar à uma massa heterogênea e desconhecida, focando suas características em um personagem. Então, por que não simplificar também a comunicação de sua empresa com seus clientes em todas as áreas?

#1 Vendas: é dispensável dizer que a comunicação com o consumidor é fundamental no departamento comercial. Para que ela ocorra da melhor maneira possível, é primordial que se conheça bem o cliente. Esse conhecimento não se dá pelo estabelecimento de um público-alvo amplo e variado, ele deve ser esmiuçado e estudado em suas particularidades, afinal, público-alvo é diferente de persona. A linguagem e a abordagem devem variar de acordo com o cliente. Empresas de tecnologia focadas no segmento jurídico e automobilístico, por exemplo, pertencem a universos e realidades distintas. Por isso, é importante estabelecer buyer personas para que a interação seja mais eficiente.

#2 Consultoria: quando uma empresa de tecnologia oferta serviços de assessoria, é essencial que o profissional tenha não somente o conhecimento técnico, mas também do que diz respeito ao cliente. Compreender as “dores” e os desafios da persona facilita muito a condução do trabalho, a definição dos métodos mais adequados e uma ação mais assertiva e eficiente.

#3 Suporte: esta é outra área que tem contato direto com o cliente. Depois da venda, o Suporte é quem terá de auxiliá-lo em possíveis falhas do produto, ou dúvidas a respeito do mesmo. Quando o time de suporte conhece quem está do outro lado da linha e usa como base as características da persona estabelecidas no planejamento do marketing de conteúdo, ele consegue estabelecer empatia no atendimento, diagnosticando com agilidade os possíveis problemas e resolvê-los da melhor maneira possível.

Definir e conhecer a persona resulta em uma comunicação mais assertiva. Uma comunicação mais assertiva aumenta potencialmente os resultados e estreita os laços entre o cliente e a empresa. Logo, não faz sentido deixar essa ferramenta restrita ao setor de marketing. Como você viu, é muito vantajoso disseminar esse conhecimento em todas as áreas da sua empresa. Afinal, quando se conhece o receptor, comunica-se melhor, entregando mais valor ao cliente.

CTA_Ebookrodapé

Veja Também:

Sua empresa usa o LinkedIn, mas como interpretar seu desempenho? O LinkedIn tem no Brasil 21 milhões de usuários. É a maior rede profissional do mundo, totalizando 364 milhões de usuários. Analisar seu setor de atua...
Conteúdo leve, relevante e interativo para nichos específicos De nada adianta estratégia de marketing de conteúdo se a produção não têm apelo e profundidade. Aprenda a construir materiais que interessem sua buyer...
Persona no cinema: confira 9 filmes e séries que retratam a sua importância Aprenda, com 9 exemplos, a importância de utilizar filmes e séries na construção de  personas no marketing de conteúdo. A utilização da persona no ma...
Buyer Persona: conhecê-la é essencial para o seu Marketing de Conteúdo Uma empresa de tecnologia interessada em investir em inbound marketing precisa saber em quem focar sua estratégia, traçando um perfil do seu cliente i...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz