Desvendando os segredos da sua audiência

Desvendando os segredos da sua audiência

Como vimos no último post Marketing de Conteúdo nas empresas de tecnologia, por onde começar? Beatriz que é gerente de marketing de uma empresa do segmento de tecnologia,  entendeu que, existe um trabalho muito importante que é preciso ser feito antes de iniciar o desenvolvimento de conteúdo. É preciso conhecer bem a audiência da sua empresa, porque o conteúdo é desenvolvido para estas pessoas e o objetivo é que funcione como um imã.

A maioria das pessoas acha que essa é uma tarefa super simples, e justamente por isso não investe o tempo necessário que o assunto merece. Ocorre que você só vai conseguir produzir conteúdo relevante se conhecer bem para quem você está fazendo isso.

Uma forma bacana de entender com profundidade a sua audiência é criar uma persona, ou seja, um personagem que represente a sua audiência. Esse personagem vai ter nome e um perfil profissional e pessoal. A persona passa a ser presença frequente no desenvolvimento de novos conteúdos e não é só isso, também estará presente no momento de pensar novos serviços e produtos da empresa, afinal, esses novos negócios são pensados exatamente para atrair estas personas.

Ok, e como fazer isso?

A melhor forma de conhecer uma persona é conversando com ela. Ter a oportunidade de fazer perguntas importantes pessoalmente torna o entendimento muito mais amplo. Quanto mais detalhada for a persona, mais claro fica saber com quem estamos “falando” e então produzir o conteúdo de acordo com a expectativa da persona. Compreender melhor a persona é saber quais são seus desafios, e um conteúdo de valor que apresenta as soluções para estes desafios e dores. Sugestões de perguntas que podem ser feitas:

  • Quais são os principais desafios no dia a dia na empresa?
  • Que tipo de informação consome?
  • Onde costuma consumir a informação?
  • Em quais horários prefere consumir a informação?
  • Quais tendências que influenciam o negócio em que atua?
  • Como a tecnologia influencia  seu trabalho e sua vida?

Beatriz foi direto a fonte e conversou com uma amostra dos seus clientes e obteve respostas que sequer imaginou sobre suas personas e que ajudaram muito a construir conteúdos valiosos que abordam soluções para os desafios da sua audiência. Outra estratégia utilizada por ela é envolver o time que tem contato freqüente com os clientes como a equipe de suporte e comercial.  Durante as reuniões com a equipe interna diferentes sugestões de pautas para elaborar o conteúdo são feitas com base na realidade das personas.

Entender bem a nossa audiência é o que nos posiciona como fonte referência e fará com que nossos potenciais clientes venham beber na nossa fonte quando precisarem de informação. Esse assunto está longe de parar por aqui, essa é só a ponta do iceberg.

Nós estamos à disposição para falarmos mais sobre o assunto com você.

Até breve

 

Veja Também:

Sua empresa usa o LinkedIn, mas como interpretar seu desempenho? O LinkedIn tem no Brasil 21 milhões de usuários. É a maior rede profissional do mundo, totalizando 364 milhões de usuários. Analisar seu setor de atua...
Conteúdo leve, relevante e interativo para nichos específicos De nada adianta estratégia de marketing de conteúdo se a produção não têm apelo e profundidade. Aprenda a construir materiais que interessem sua buyer...
Sua empresa de tecnologia usa a persona em todas as áreas? É a partir da buyer persona que se desenvolve quase toda estratégia de marketing de conteúdo, nela se baseia o processo de atração, conversão, vendas ...
Persona no cinema: confira 9 filmes e séries que retratam a sua importância Aprenda, com 9 exemplos, a importância de utilizar filmes e séries na construção de  personas no marketing de conteúdo. A utilização da persona no ma...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz