CONTEÚDO DE TECNOLOGIA PRODUZIDO COM E SEM A PERSONA: ENTENDA A DIFERENÇA

CONTEÚDO DE TECNOLOGIA PRODUZIDO COM E SEM A PERSONA: ENTENDA A DIFERENÇA

O marketing de conteúdo é um grande aliado para as empresas de tecnologia aumentarem sua geração de leads. Mas para isso, o conteúdo produzido precisa ter relevância e muita qualidade. Uma das condições para se fazer um excelente trabalho, é conhecer muito bem as personas do seu negócio.

Essa necessidade já foi ratificada pelos principais especialistas em diversas publicações. E é bastante comum surgirem dúvidas sobre a importância de se conhecer a persona do negócio para produzir conteúdo diferenciado.

Veja no exemplo abaixo, como faz tanta diferença para a qualidade de seu conteúdo, e consequentemente para os resultados de sua empresa, fazer marketing de conteúdo com plenos conhecimentos de sua persona. Você vai perceber como o conteúdo produzido sob essa ótica, faz o leitor se identificar com o que está escrito e perceber que aquele material foi preparado exatamente para ele.

#1 Vamos imaginar que sua empresa de TI forneça soluções de comércio eletrônico. Suponhamos que, segundo seu planejamento estratégico, seu público-alvo seja formado por empresas de menor porte, que estão começando a expandir seus negócios por meio de eCommerce.

#2 Você fez um estudo dessa audiência, e identificou, por exemplo, que via de regra, a persona que tomará a decisão sobre qual solução implantar, é o próprio dono do negócio. Por se tratar de empresas de menor porte, dificilmente haverá uma área ou profissionais de TI como apoio.

persona, buyer, conteúdo, resultados, leads, marketing de conteúdo, post, blog#3 Ao estudar sua persona, você identificou, dentre outras informações importantes, que ela não tem perfil técnico, ou seja, termos muito específicos de tecnologia não são muito atrativos para ela. Sabendo disso, você pode produzir seu conteúdo com a seguinte abordagem:

“Seu site precisa estar sempre no ar, com uma grade completa e mix de produtos disponíveis de forma fácil e a qualquer momento. Também sabe que seu cliente não tem muito tempo nem paciência para ficar esperando sua página carregar. Além disso, o consumidor moderno acessa seu site por meio de smartphones e tablets também, então precisa estar preparado para esse tipo de acesso.”

#4 Se você não conhecesse essa característica da sua persona, ou seja, a falta de conhecimento técnico, provavelmente seguiria um padrão diferente no momento de produzir seu conteúdo:

“Você sabe que seu site precisa ter muita disponibilidade e robustez, com opções de drop-down, navegação vertical e filtro de produtos por vários campos. Também sabe que ele precisa ser performático e ter muita usabilidade, poupando o tempo do seu cliente. E é claro, sabe da importância que site seja responsivo.”

 

Qual abordagem você acredita ser a mais envolvente e por meio da qual seu conteúdo será mais eficaz para atrair a atenção de seu potencial cliente?

Pense nisso, conheça sua persona e faça marketing de conteúdo direcionado para a realidade de sua audiência!

Veja Também:

Sua empresa usa o LinkedIn, mas como interpretar seu desempenho? O LinkedIn tem no Brasil 21 milhões de usuários. É a maior rede profissional do mundo, totalizando 364 milhões de usuários. Analisar seu setor de atua...
Conteúdo leve, relevante e interativo para nichos específicos De nada adianta estratégia de marketing de conteúdo se a produção não têm apelo e profundidade. Aprenda a construir materiais que interessem sua buyer...
Sua empresa de tecnologia usa a persona em todas as áreas? É a partir da buyer persona que se desenvolve quase toda estratégia de marketing de conteúdo, nela se baseia o processo de atração, conversão, vendas ...
Persona no cinema: confira 9 filmes e séries que retratam a sua importância Aprenda, com 9 exemplos, a importância de utilizar filmes e séries na construção de  personas no marketing de conteúdo. A utilização da persona no ma...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz