Como gerar mais leads mapeando as personas do seu negócio

Como gerar mais leads mapeando as personas do seu negócio

Você é gerente de marketing de uma empresa que oferece soluções em tecnologia para o varejo. Em parceria com uma agência de comunicação, você elabora e lança uma campanha, de orçamento agressivo, com foco em gerar leads e alavancar as vendas, enfatizando as novas funcionalidades de gestão de estoque da sua solução.

A campanha é toda direcionada para seu público-alvo: gerentes e diretores de TI de supermercados e magazines. Em uma iniciativa ousada, sua empresa passa a usar a televisão como principal veículo de divulgação. Tudo parece perfeito e os executivos anseiam pelos resultados. Contudo, algo da errado. A geração de leads não atinge sequer a metade do esperado. Isso se dá pois, se até hoje traçar o público-alvo era o suficiente para obter sucesso em sua campanha de marketing, hoje é essencial identificar as personas do seu negócio para ser efetivo.

Utilizando ainda o exemplo acima, sua empresa de tecnologia criou a persona e mapeou que o decisor de compras da sua solução é o dono do varejo. E mais: descobriu que, em 90% dos casos, ele busca soluções na internet e não nas mídias tradicionais.Imagine ainda que, pesquisando a buyer persona, você identificou que a dor atual dela é delimitar riscos de crédito (por conta da crescente inadimplência gerada pela crise econômica que o país vive), ao invés de otimizar seu estoque – foco da sua campanha, lembra?

Com essas informações, certamente a estratégia tomaria outro rumo e traria muito mais resultados. Identificar as personas do seu negócio significa afunilar ainda mais seu público-alvo, descrevendo suas características mais pessoais e profundas e identificando seus principais desafios do dia a dia. Com isso você terá mais capacidade de construir conteúdos relevantes e focados nas dores reais de quem realmente interessa. Aí sim, você terá não somente leads, mas leads qualificados.

Utilizando como fonte os desafios que você mapeou na construção da buyer persona, os conteúdos das suas campanhas serão úteis e interessantes para os seus possíveis clientes. Eles verão em você uma referência nos assuntos abordados e, consequentemente, em soluções para seus problemas.

Entenda mais a diferença de público-alvo e persona, neste material detalhado “Persona e público-alvo: quem é quem no marketing de conteúdo”.

E se precisar ajuda na sua estratégia de marketing de conteúdo, conte conosco!

Veja Também:

Sua empresa usa o LinkedIn, mas como interpretar seu desempenho? O LinkedIn tem no Brasil 21 milhões de usuários. É a maior rede profissional do mundo, totalizando 364 milhões de usuários. Analisar seu setor de atua...
Conteúdo leve, relevante e interativo para nichos específicos De nada adianta estratégia de marketing de conteúdo se a produção não têm apelo e profundidade. Aprenda a construir materiais que interessem sua buyer...
Sua empresa de tecnologia usa a persona em todas as áreas? É a partir da buyer persona que se desenvolve quase toda estratégia de marketing de conteúdo, nela se baseia o processo de atração, conversão, vendas ...
Persona no cinema: confira 9 filmes e séries que retratam a sua importância Aprenda, com 9 exemplos, a importância de utilizar filmes e séries na construção de  personas no marketing de conteúdo. A utilização da persona no ma...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz