Como criar a persona do seu negócio? Isso é muito importante!

Como criar a persona do seu negócio? Isso é muito importante!

Como vimos no post desvendando os segredos da sua audiência, é preciso conhecer bem o público alvo da sua empresa, ou potenciais compradores! Afinal todo o seu esforço para fazer o melhor conteúdo tem o objetivo de atingir estes potenciais compradores, certo?

Ok, então chegou o momento! Você decidiu desenvolver o seu plano editorial com os temas de conteúdos que serão produzidos. Ótimo, parece simples afinal sua empresa entende tudo sobre tecnologia e os serviços oferecidos certo? Não, não é bem assim.

Você conhece bem as pessoas para quem vai escrever?  Conhece os desafios diários delas para poder produzir conteúdos que as persona no conteudo ajudem a superar estes desafios? Como encaixar a sua solução de tecnologia no conteúdo para ajudar a superar estes desafios?

Se não está familiarizado com a sua audiência, cuidado! Você corre o risco de escrever muito e obter praticamente nada de resultado.

Para conhecer bem seu público , é que sugerimos que seja criada a persona, ou personas, que é o personagem representando a sua audiência. Para facilitar ainda mais, esta deve ser nomeada e ter um perfil profissional. Assim o personagem passa a ser utilizado como uma bússola para direcionar a produção dos seus conteúdos!

Como detalhar e criar as personas?

#1 Inicie com informações que possui dentro da empresa

Informações como dados demográficos e porque seu cliente optou pela sua solução são exemplos de características similares entre os potenciais compradores que você já possui. Por isso, sua base de clientes é o lugar perfeito para começar este processo.

#2 Converse com a persona e faça as perguntas certas

A melhor forma de conhecer uma persona sem dúvida é conversando com ela. Lembre-se: Quanto mais detalhada for a persona, mais claro fica saber com quem estamos “falando”. Sugestões das perguntas que podem ser feitas:

  • Quais são os principais desafios no dia a dia na empresa?
  • Que tipo de informação consome e onde costuma consumir a informação?
  • Em quais horários prefere consumir a informação?
  • Quais tendências que influenciam o negócio em que atua?
  • Como a tecnologia influencia  seu trabalho e sua vida?
  • Quais são suas preocupações e inspirações?

#3 Detalhe a persona

De posse nas informações detalhadas é hora de criar o perfil da persona que deve conter dados como:

  • profissão, formação, média de idade;
  • porte e segmento da empresa que trabalha;
  • rotina profissional e atividades que demandam mais energia;
  • desafios;
  • processos que fazem parte do seu trabalho;
  • ferramentas utilizadas;
  • recursos necessários para melhorar o desempenho profissional dele e do time;
  • objetivos de curto, médio e longo prazo.

construir a persona certa para o conteudoMais de uma persona pode ser criada se seu produto ou serviço atinge mais de um tipo de público. Se o seu software por exemplo é para o segmento da construção civil, você poderá ter personas para o engenheiro civil e o dono da construtora. Outras personas também podem ser consideradas no decorrer do desenvolvimento do seu plano editorial.

Portante, se você quer que o seu conteúdo funcione como um imã, saiba que antes de começar a escrever, ter a persona definida facilitará muito o processo da construção do conteúdo. E lembre-se: para gerar leads qualificados é necessário conteúdo altamente qualificado!

Se precisar de uma mãozinha, nos chame!

 

Veja Também:

Sua empresa usa o LinkedIn, mas como interpretar seu desempenho? O LinkedIn tem no Brasil 21 milhões de usuários. É a maior rede profissional do mundo, totalizando 364 milhões de usuários. Analisar seu setor de atua...
Conteúdo leve, relevante e interativo para nichos específicos De nada adianta estratégia de marketing de conteúdo se a produção não têm apelo e profundidade. Aprenda a construir materiais que interessem sua buyer...
Sua empresa de tecnologia usa a persona em todas as áreas? É a partir da buyer persona que se desenvolve quase toda estratégia de marketing de conteúdo, nela se baseia o processo de atração, conversão, vendas ...
Persona no cinema: confira 9 filmes e séries que retratam a sua importância Aprenda, com 9 exemplos, a importância de utilizar filmes e séries na construção de  personas no marketing de conteúdo. A utilização da persona no ma...

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar

wpDiscuz