Storytelling para empresas de tecnologia: um exemplo prático

Você leu no post “COMO O STORYTELLING PODE AGREGAR VALOR AO CONTEÚDO DE TECNOLOGIA?” as principais dicas para deixar seu marketing de conteúdo ainda mais atrativo. Agora, apresentamos um exemplo para ajudar você a colocar essa técnica em prática:

Passo 1: Desperte a audiência: estabeleça o cenário e crie os personagens da sua história

 marketing de conteúdo, post, story telling, leads,, relacionamento, históriaA empresa de tecnologia ABC divulgou seus resultados do último trimestre e o time interno era só animação: com as metas batidas, o bônus estipulado para o próximo período ficou ainda mais desejado por todos.

A Mariana, que é coordenadora de marketing, está super confiante, porque a campanha recém aprovada pela diretoria vai para a rua nos próximos dias e o resultado gerado entrará na meta para a conquista do bônus.

Já o Antônio Henrique, gerente do financeiro anda um pouco preocupado, porque uma de suas principais funcionárias vai sair de licença maternidade e ele tem dois novos colaboradores que ainda estão entrando no ritmo do departamento. Ele convidou o Ronaldo, responsável pela área de TI, para tomar um café e falar sobre as novas demandas da área, porque já percebeu que vai precisar de uma força para conseguir entregar a meta.

Passo 2: Mostre o conflito e os obstáculos que os personagens enfrentarão

Com a pressão pelos resultados do alto investimento realizado na campanha de marketing, a Mariana precisa que a equipe do Antônio Henrique produza semanalmente um relatório específico sobre o desempenho financeiro da empresa, mas para desenvolver esse material, a equipe do Ronaldo tem que ser acionada constantemente, tornando-se um gargalo para o financeiro.

Passo 3: Estabeleça o ponto de virada mostrando como os personagens resolveram a situação

Conversando com seus pares no mercado, Ronaldo decide, então, que é hora de acelerar o go live o da solução de Business Intelligence (BI) para que cada área consiga obter os dados de seu interesse, sem que ele tenha que abrir mão do desenvolvimento da sua equipe e dos novos projetos previstos.

Para agilizar o processo, enquanto a área técnica finaliza as permissões necessárias e faz os últimos ajustes, Ronaldo convida Mariana e Antônio Henrique para participar de um treinamento que vai mostrar como eles devem usar a nova tecnologia.

Antonio Henrique fica aliviado com a grande economia de tempo e recursos que a solução trará, disponibilizando relatórios gerenciais com indicadores variados, como fluxo de caixa e orçamentos, dispostos em gráficos ou mapas de forma simples e prática! Com ela, a Mariana também vai poder analisar quando quiser as informações de participação de mercado, tendências e oportunidade para o produto em divulgação, sem precisar acionar outros departamentos.

Passo 4: Elabore o desfecho e conduza a audiência à ação marketing de conteúdo, post, story telling, leads, relacionamento, história

Com uma única fonte de informação, vinda do BI, e uma única “verdade” sobre os números trabalhados, todas as áreas vão ganhar mais confiança nas projeções e autonomia para alcançar a nova meta e, claro, o tão desejado bônus!

 

Dispor de tantos dados organizados para obter informações com profundidade, conseguir prever cenários e tomar decisões assertivas e ainda mais rápidas, vão melhorar ainda mais os resultados da empresa de tecnologia ABC, da Marina, do Antônio Henrique e do Ronaldo. Sua empresa também está se preparando para melhores resultados?