4 motivos para terceirizar a produção do seu Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

4 motivos para terceirizar a produção do seu Marketing de Conteúdo

24 de março de 2016

No início de uma estratégia de marketing de conteúdo, é comum que algumas empresas tenham receio em contar com uma empresa terceirizada para colaborar com a produção do seu material. Uma das razões é que muitos dirigentes têm dúvidas quanto ao conhecimento de seus possíveis parceiros sobre seu negócio, para fornecer um conteúdo de qualidade.

Resultado disso é que somente 24% das empresas que investem em marketing de conteúdo contam com um parceiro especializado ou conciliam trabalho interno com o terceirizado. Contudo, montar uma equipe interna para produzir o conteúdo da sua empresa pode ser não ser a melhor opção. Entenda porque:

#1 Custo-benefício: por mais que sua empresa entenda que é financeiramente viável montar um time interno para se responsabilizar pelo seu marketing de conteúdo, será que é um investimento lucrativo? Os custos para a montagem de uma equipe podem se tornar bem elevados. Considere nessa conta os custos de contratação, folha de pagamento com encargos trabalhistas obrigatórios mais os gastos com a gestão dessas pessoas. Você também precisa dispor de um posto de trabalho para cada profissional, gerando custos com o espaço físico utilizado (aluguel, mesa, computador, entre outros). Além disso, lembre-se que você terá de contar com profissionais especializados, o que exigirá investimento de tempo e dinheiro para capacitação.

#2 Qualidade: sua equipe interna deverá suprir sua demanda com conteúdo valioso. Montar um time de marketing de conteúdo qualificado e com conhecimento requer tempo e dedicação. Será necessário conciliar uma linguagem agradável à sua persona, com conhecimento das dores do segmento de tecnologia, mais as características e vantagens da solução que sua empresa oferece. Caso contrário, seu esforço poderá ser em vão! Claro que será muito importante também se certificar da qualidade do serviço oferecido pela empresa especializada. Conheça trabalhos anteriores e busque referências sobre a  empresa antes de escolher seu fornecedor.

#3 Volume: avalie bem sua demanda. Segundo dados coletados pela pesquisa Tendências do Marketing de Conteúdo 2015, 45% das empresas que contam com parceiros terceirizados produzem de 9 a mais peças de conteúdo por mês. E das empresas que trabalham somente com a equipe interna, apenas 35% conseguem entregar a mesma quantidade. Muito disso se dá pelo fato de que, estando no time de marketing, não será incomum que seus profissionais se envolvam em outras atividades, perdendo o foco e  até tirando a prioridade da produção de conteúdo. Ao fazer parceria com uma empresa especializada, você tem a garantia do foco no conteúdo e a comodidade de adequar a demanda sem aumento no custo fixo e sem maiores preocupações, pois caberá ao fornecedor se adequar as possíveis variações.

#4 Recursos tecnológicos: para que sua campanha de marketing de conteúdo funcione com a maior eficiência possível, é necessária a utilização de ferramentas de mercado, o acompanhamento das tendências e a atualização constante sobre as novidades tecnológicas que podem impulsionar seu negócio. Uma parceria com um especialista que garanta estes requisitos, pois esse é core business do seu fornecedor, logo sua atualização e evolução no setor serão constantes.

Vale lembrar que você pode adotar uma estratégia mais “light” para começar a parceria com um fornecedor de conteúdo. Isso mesmo, comece terceirizando uma parte da produção de conteúdo, mantendo ainda uma equipe interna responsável por ele. Assim você ficará mais seguro e poderá atestar os ganhos do processo com mais tranquilidade.

Portanto, não tenha medo de buscar ajuda de um especialista para a produção de conteúdo para sua empresa. Certificando-se da qualidade que lhe será entregue, sua empresa será amplamente beneficiada por uma parceria na implementação da sua estratégia de inbound marketing.

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