3 dicas para usar conteúdo na retenção de clientes

Marketing de Conteúdo

3 dicas para usar conteúdo na retenção de clientes

6 Minutos

4 de setembro de 2015

Manter a clientela fiel à sua empresa de tecnologia é uma estratégia de sucesso e você pode fazer isso de diferentes formas. Veja como usar conteúdo na retenção de clientes.

O investimento de uma empresa de tecnologia para conquistar um cliente é bastante relevante. Durante o processo de venda, sua empresa estabelece um relacionamento com o cliente.

Os profissionais envolvidos se preparam em relação ao segmento do cliente em questão. As principais dores, necessidades e ganhos esperados, são requisitos importantes para o direcionamento da solução e o fechamento do negócio.

Claro que, depois da venda, seu time comercial passa a se dedicar a novas oportunidades. Entretanto, sua empresa não pode se distanciar do cliente conquistado.

Agora, chegou a hora de dar dicas práticas sobre como usar campanhas de marketing de conteúdo em prol da retenção desses clientes.

1 – Campanhas de relacionamento para estar sempre presente

Campanhas que tornam sua empresa presente no dia a dia do cliente geram fidelização. Para mostrar que a parceria entre sua empresa e o cliente ainda existe, lance mão de campanhas com marketing de conteúdo para:

  • Apresentar temas que ajudem o cliente a usar mais da solução adquirida, como funcionalidades que não tenham sido ainda implantadas por ele.
  • Informar sobre eventuais mudanças de legislação que estão por vir, para tranquilizar e preparar seu cliente.

2 – Campanhas para ratificar seu conhecimento do negócio.

Você tomou conhecimento do negócio do cliente para fazer a venda, certo? É importante que esse cliente continue percebendo valor na relação estabelecida, por isso, mostre que você se mantém atento ao setor de atuação dele.

Envie conteúdo para um grupo de clientes segmentados, por exemplo, para:

  • Mostrar características de uma nova versão da solução, que apresenta melhorias para determinado segmento.
  • Compartilhar cases de cliente, mostrando os ganhos obtidos por meio da sua solução, com exemplos práticos.

3 – Campanhas para se colocar como parceiro estratégico.

Decorrido certo tempo, a relação de seu cliente com sua solução entra na rotina. As mesmas funcionalidades são utilizadas, para realizar as tarefas de sempre.

O documento disponibilizado com notas sobre a versão liberada também perde relevância. Que tal campanhas que informem aos executivos e gestores:

  • Sobre uma visão gerencial da sua solução, e despertar seu interesse em informações importantes para acelerar a tomada de decisão.
  • A aplicação de uma nova tecnologia (como mobilidade, por exemplo), utilizada para aumentar a produtividade de determinado time, por exemplo.

Depois de todo esforço para vender, ninguém quer perder resultado, não é?!

Com a economia turbulenta que o país atravessa, menos ainda. Com marketing de conteúdo, os investimentos para relacionamento e retenção de clientes são potencializados.

Com ele é possível falar de “1 para N”, sua empresa tem maior abrangência e consegue direcionar a abordagem de acordo com o perfil ou segmento do seu cliente.

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